Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-17"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- O negro fora da negritude na poesia de Agostinho NetoPublication . Caiúve, Eurico Cambanda Belo; Vieira, Cristina Maria da CostaO presente trabalho dissertativo assenta no corpus literário do poeta angolano António Agostinho Neto, mais precisamente na coletânea Sagrada Esperança. A nossa atividade desenvolve-se na tríade vocabular negro, negritude e separação. É com base nestas palavras que se constrói esta dissertação. Usando a interpretação e o jogo literário, Agostinho Neto propõe e consegue separar o movimento literário identificado como negritude e o sujeito de enunciação, o negro. O tema escolhido vem questionar a uniformidade da conceptualização em torno do negro presente na poesia. O texto que nós construímos leva a refletir quanto à variabilidade e possibilidade que se perspetiva acerca do devir negritudinista, contudo, sem aglutiná-lo a qualquer enunciação que figure o negro. O nosso esteio científico é o hermenêutico e o dedutivo, pois apresentamos uma larga interpretação dos poemas, fazendo-o caso por caso, e por meio desta atuação construímos as nossas teses, que resultam de uma inferência condizente com a filosofia do autor e não de acordo com o conhecimento já feito pelas escolas das literaturas africanas. Para esta finalidade, apresentamos um périplo histórico da atuação colonialista e suas consequências para o homem negro, no intuito de não só facilitar a nossa separação entre o movimento literário e a pessoa negra, mas também clarificar os motivos das nossas intenções epistemológicas. Por fim, apresentamos as nossas conclusões, que realçam as bases argumentativas e vias usadas ao longo da nossa problemática.
- Uma Contribuição para o Ensino do Conceito de DerivadaPublication . Kanansevele, João; Simões, Alberto Manuel TavaresA motivação para a realização deste trabalho surge em primeiro lugar devido à grande importância que um conceito tão “simples”, como é o conceito de derivada, desempenha em grande parte nos fundamentos de todas as ciências exatas. Sem este conceito estamos certos que a ciência não seria como a vemos hoje. E na verdade, estamos certos ainda que seria impossível construir grande parte das teorias que conhecemos sem a introdução deste singelo conceito. Fizemos assim uma recolha em inúmeros livros de forma a podermos reunir, num só manual, os conteúdos que nos parecem serem os mais importantes e adequados para uma introdução no ensino/aprendizagem do conceito. Apresentamos detalhadamente a forma como o conceito surgiu, a definição, os teoremas e as fórmulas de derivação assim como as várias utilizações que podem ser feitas no estudo das funções. Analisámos ainda alguns manuais usados actualmente e no passado, no ensino secundário, para perceber se a forma como o conceito é introduzido sofreu alterações ao longo dos anos e se está a ser feito de forma adequada. Com este trabalho, pretendeu-se escrever um texto de apoio útil que permitisse aos utilizadores (alunos e professores) assimilarem os conteúdos relacionados com o conceito de derivada nos diferentes níveis de ensino onde ele é ensinado.
- De Volta ao OceanoPublication . Silva, Sandra Cristina Gonçalves da; Dias, José da Silva NevesAo longo do tempo da história portuguesa, a nossa costa deu origem a um maior conhecimento sobre o mundo. Contudo, durante os séculos XVI, XVII e XVIII, foram também estas praias os alvos de ataques de corsários franceses, ingleses, espanhóis e as mais agressivas embarcações argelinas. Advertido dos constantes acontecimentos, o rei D. João IV ordena a criação de um plano defensivo para toda a costa portuguesa, protegendo todas as embarcações, civis e comerciais, que navegavam ao longo de Portugal. Graças a este plano, erguem-se várias fortificações que auxiliaram na proteção do território português. Estas defesas fazem parte de um património que se foi erguendo ao longo dos séculos. A configuração destas fortificações, afirma-se conforme o território onde se insere, os aspetos culturais do local e os materiais da época em que foi construído. São marcos históricos, pontos altos da paisagem, que foram delineando e defendendo as fronteiras do país. Na localização dos fortes, são tidos em consideração locais estratégicos como pontos mais elevados, aproveitando as defesas naturais. Todavia, com o decorrer dos séculos, estas construções foram perdendo a função para a qual foram destinadas. O desuso deve-se a variadas causas, contudo culmina em problemas de conservação destes elementos históricos. Observa-se atualmente um novo modo de intervir no estado atual destas construções, produzindo-se novas propostas de reabilitação e utilização, resultando em espaços capazes de integrar estes edifícios na malha urbana. Analisando os fortes de Portugal, independentemente do seu estado de conservação, o passo seguinte é reabilitar e proteger os conteúdos históricos que estas construções possam oferecer, pois são parte da memória da população e, sem dúvida, da história que produziu as fonteiras além-mar portuguesas. Os fortes costeiros devem ser pensados como um conjunto arquitetónico que contem um valor histórico inegável. A salvaguarda destes elementos militares é urgente pois, com o passar dos anos, estão mais expostos ao vandalismo e às duras agressões do tempo, levando uma existência cada vez mais longe do oceano.
- O Novo Perfil de Trabalhadores para a Indústria 4.0: Exigências Cognitivas e OrganizacionaisPublication . Silva, Mariana Cunha da; Santos, Fernando Manuel Bigares Charrua; Lima, Tânia Daniela Felgueiras de MirandaAtualmente as indústrias têm procurado aumentar a produtividade e a competitividade. Para obter ganhos em eficiência estão a ser incorporadas novas tecnologias de informação, comunicação e automação nos processos industriais. Esta mudança caracteriza uma nova estratégia para a indústria que surgiu na Alemanha designada por Indústria 4.0. O aumento da complexidade técnica e organizacional dos processos industriais associados ao desenvolvimento das novas tecnologias irão gerar desafios que não se limitam apenas ao investimento financeiro, mas também estão relacionados com a disponibilidade de recursos humanos qualificados em todos os níveis organizacionais, capazes de lidar com a crescente complexidade dos futuros sistemas de produção. Com o avanço tecnológico, os trabalhadores experimentarão uma complexidade cada vez maior das suas tarefas diárias, necessitarão de ser altamente flexíveis e demonstrar capacidade de adaptação a ambientes de trabalho muito dinâmicos. À medida que a complexidade interna dos sistemas de produção cresce, as estratégias adequadas de qualificação da força de trabalho são necessárias. Este trabalho tem como objetivo explorar quais as capacidades cognitivas, as competências e as habilidades que o trabalhador precisará de possuir, combinando esta discussão com aspectos do interface homem-máquina e da robótica no novo cenário de organização dos postos de trabalho. Através de uma revisão bibliográfica, a capacidade cognitiva, as competências do trabalhador e a organização dos postos de trabalho da Indústria 4.0 são examinados a fim de definir o seu estado da arte e explorar a temática através da ênfase nas competências humanas neste novo contexto.
- Cámara de Comercio Especializada ARTISLAPublication . Ramos, Katherine Joselia Almeida; Monteiro, Alcides Almeida; Sánchez, José CarlosLos artesanos pertenecen al segundo sector en generación de empleos, tras la agricultura. Generan miles de millones de dólares en el mercado internacional, y sin embargo, sus condiciones de vida, sostenibilidad de sus proyectos y empoderamiento económico no reflejan esta importancia ni su aporte económico y social, tampoco las condiciones de vida y el estado de sus micro y pequeñas empresas; negocios (micro y pequeños en su mayoría) con un limitado crecimiento e impacto socioeconómico, desmotivando tanto la innovación como la participación de nuevos emprendedores en el sector. Este proyecto busca: ? Ordenar los miembros del sector artesanal, sea artesano o centro de producción artesanal en un perfil empresarial sistematizado, identificando principales productos, insumos, necesidades y nichos de mercado. ? Fortalecer capacidades emprendedoras y empresariales. ? Facilitar acceso a recursos; proporcionar servicios (logísticos, profesionales) que les permitan enfocarse en la actividad productiva, expandir su participación en nuevos mercados, nacionales e internacionales. Las cámaras de comercio son las asociaciones profesionales de más credibilidad en República Dominicana. Su vocación de defensa de intereses comunes, promoción de oportunidades y establecimiento de redes y contactos benefician efectivamente a sectores de micro, pequeñas y medianas empresas. Esta primera etapa del proyecto se concentra en artesanos de tres sectores: Monte Llano, Bonao y San Cristóbal, con confirmado interés en ser miembros y expandirse hacia nuevos mercados, ejecución esperada en plazo máximo de veinte y cuatro (24) meses.
- Estudo da Atividade Física e Aptidão Física em alunos com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, em contexto escolar nas aulas de Educação FísicaPublication . Martins, Carlos José Afonso; Martins, Júlio Manuel CardosoO objetivo deste estudo tem como base a análise da Aptidão Física em jovens com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos e a relevância em aplicar a bateria de testes do Fitnessgram nas aulas de Educação Física. Conhecer e avaliar os níveis de Aptidão Física, e ao mesmo tempo aperfeiçoar a melhoria desses níveis em jovens do Agrupamento de Escolas da Sertã. Optou-se por um estudo comparativo e para tal, foram criados dois grupos: o grupo 1 onde foi designado por grupo experimental e o grupo 2 designado por grupo de controlo, um com um treino mais específico direcionado ao desenvolvimento das capacidades físicas; o outro com um treino mais genérico de uma aula de Educação Física. Na Amostra deste estudo participaram 78 alunos de ambos os géneros. Tendo sido esta amostra dividida em dois grupos. O grupo experimental (GE= 40 alunos) e o grupo de controlo (GC= 38 alunos), o primeiro foi submetido durante 7 semanas, duas vezes por semana a um trabalho específico e intensivo, incidindo sobre as variáveis aptidão aeróbica, aptidão muscular: força e flexibilidade e a composição corporal: Índice de Massa Corporal, (IMC). Os exercícios realizados foram sempre de encontro à especificidade de cada variável. GC realizou aulas convencionais de Educação Física, realizando até por vezes os mesmos exercícios, mas sem aplicar um plano de trabalho específico. Os resultados obtidos, não foram muito significativos, uma vez que o tempo de avaliação era reduzido, e a amostra pequena e pouco diferencial. De um modo geral as raparigas superam os rapazes a nível físico, no entanto os mesmos não ficam abaixo da ZSAF. Neste estudo foram colocadas três hipóteses, a primeira se existem diferenças significativas nas capacidades físicas, entre Grupo Experimental e Grupo de Controlo em função do IMC, o que não se verificou, sendo esta hipótese nula. A segunda foi se existem diferenças significativas, entre géneros na bateria de testes do Fitnessgram em relação à Zona Saudável, também aqui a hipótese verificou-se nula, não existindo diferenças significativas, entre géneros, com exceção dos abdominais onde o pressuposto de p=0,05 se verifica. Relativamente à terceira questão, se os alunos apresentavam níveis de Aptidão Física dentro do considerado pela bateria de testes Fitnessgram como ZSAF em todos os testes realizados, a mesma é valida, pois de um modo geral em ambos os grupos e géneros o resultado é positivo, estando os seus valores dentro da ZSAF ou acima da mesma.
- Functionalization of graphene family nanomaterials for application in cancer therapyPublication . Diogo, Duarte Miguel de Melo; Sousa, Ana Rita Lima; Alves, Cátia; Costa, Elisabete C.; Louro, Ricardo; Correia, Ilídio Joaquim SobreiraGraphene family nanomaterials’ (GFN) ability to interact with near-infrared light has propelled their application in cancer photothermal therapy. Furthermore, the graphitic lattice of GFN can adsorb different types of molecules, which has motivated their use in cancer drug delivery. However, the direct application of GFN in cancer therapy is severely hindered by their poor colloidal stability, sub-optimal safety, inefficient tumor uptake and non-selectivity towards cancer cells. To overcome these limitations, GFN have been functionalized with different types of materials. This review is focused on the different functionalizations used in the design of GFN aimed for application in cancer therapy, disclosing their role on surpassing the critical issues related to GFN-based therapies.
- Modelos Epidemiológicos SIR e SIS discretosPublication . Bartolomeu, Rabilde de Fátima Manuel; Silva, César Augusto Teixeira Marques daIn this work, we study some of the fundamental results concerning stability systems of difference equations and we use them to study the local stability of equilibrium points of autonomous SIR and SIS models, discretized by the Mickens method.[...]
- O impacto do treino da força no rendimento desportivo em jogadores de futsalPublication . Antão, Nádia Vicente; Neiva, Henrique Pereira; Travassos, Bruno Filipe RamaA influência do desempenho da força muscular varia conforme as exigências da modalidade praticada. No que diz respeito á modalidade de futsal, parece ser evidente que a manifestação da força é essencialmente explosiva, com particular exigência dos membros inferiores. Assim, é objetivo deste estudo verificar os efeitos da aplicação de um programa de treino de força durante um período de 8 semanas, seguido de um período de 4 semanas de destreino, no rendimento do jogador de futsal. Para isso, foram avaliados 12 sujeitos com idades compreendidas entre os 20 e os 37 anos (26.08 ± 5.38 anos de idade), que praticam futsal a um nível distrital e sem qualquer hábito de treino da força. Em termos de rendimento, foram avaliadas as variáveis de força nos membros superiores (lançamento da bola medicinal) e nos membros inferiores (salto em contramovimento, SCM), a velocidade de corrida, a agilidade (teste-T) e a velocidade da bola no remate (VSB). Foram ainda analisados os efeitos sobre as caraterísticas antropométricas dos participantes (composição corporal). Todos os participantes foram avaliados em 3 momentos, antes (pré-treino) e depois (pós- treino) do programa e também após as 4 semanas de destreino. Os resultados revelam melhorias significativas entre pré e pós-treino nas variáveis de VSB (P= 0.001; ES= 1.275), lançamento da bola medicinal (P= 0.002; ES= 1.205), no SCM (P= 0.002; ES= 1.184), no sprint (P= 0.018; ES= 0.799) e no teste-T (P= 0.000; ES= 2.122). Verificou-se uma diminuição do rendimento nas variáveis analisadas entre o pós-treino e a fase de destreino. Não se verificaram diferenças significativas na composição corporal. Os resultados obtidos reforçam que um programa de treino de força, aplicado num curto período, com cargas externas e volumes baixos, produz efeitos positivos na melhoria da aptidão física em jogadores de futsal e consequentemente no seu desempenho.
- Deprescribing in primary care in Portugal (DePil17-20): a three-phase observational and experimental study protocolPublication . Simões, Pedro Augusto Gomes Rodrigues Marques; Santiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares; Simões, José Augusto RodriguesIntroduction: Polypharmacy is commonly defined as the simultaneous taking of five or more drugs. Deprescribing is the process of tapering or stopping medications with the aim of improving patient outcomes and optimising current therapy, and there are several tools aiming at identifying potentially inappropriate medications, especially in the elderly. The direct involvement of patients and their caregivers in the choice and administration of drugs has long been known to be very important, but it is not usually applied. The aim of this study is to assess the knowledge of older adults about deprescription, the effect on willingness to have regular medications deprescribed and its quality-of-life outcome. Methods and analysis: This study protocol comprises three phases. The first two phases will be nationwide and aim to evaluate the prevalence and patterns of polypharmacy and assess the barriers and facilitators of deprescribing perceived by older adults, as well as their willingness to have regular medications deprescribed and to self-medicate. The third and last phase will be a nonpharmacological randomised clinical study to measure older patients’ acceptance to have regular medications deprescribed and related quality of life. Ethics and dissemination: The study will be conducted in accordance with the principles expressed in the Declaration of Helsinki. It has been approved by the Ethics Committee of the University of Beira Interior and Portuguese National Data Protection Commission. Study results will be published in peer-reviewed journals and presented at national and international conferences. In short, no action will be taken without written consent from patients and doctors. Trial registration number >NCT03283735.