Repository logo
 
Publication

Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorLourenço, Carla Cristina Vieira
dc.contributor.authorCarolina Manuela de Abreu Boulhosa
dc.contributor.authorBoulhosa, Carolina Manuela de Abreu
dc.date.accessioned2025-11-18T16:14:57Z
dc.date.available2025-11-18T16:14:57Z
dc.date.issued2025-07-23
dc.description.abstractO presente relatório de estágio visa descrever e refletir sobre a experiência pedagógica adquirida ao longo do ano letivo 2024/2025, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física, no Agrupamento de Escolas do Fundão. No Capítulo 1, é apresentada a intervenção pedagógica, que incluiu a lecionação de uma turma do ensino secundário de 12.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias e Artes Visuais (CTAV) e uma turma do ensino básico no 5.º ano, da turma B. Participei na coadjuvação de diversas turmas, tais como, a turma do 10.º ano: Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2024, Programador(a) de Informática de 2024, a turma de 12.ºano: Técnico(a) de Análises Laboratoriais de 2022, Técnico(a) Auxiliar de Saúde de 2022 e ainda, a turma do Curso de Educação e Formação. Paralelamente, realizei o acompanhamento de aulas dos colegas do núcleo de estágio, que envolveram as turmas do 6.º ano D e do 10.º ano CTAV. No âmbito do Desporto Escolar, a participação foi significativa no grupo de Dança, com envolvimento em diversos eventos e iniciativas da escola. Adicionalmente, foram realizadas atividades em parceria com os outros departamentos da escola, incluindo visitas de estudo. O Capítulo 2 aborda a investigação que se intitula: “Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física”, que procurou analisar a influência da interação professor-aluno na motivação, desempenho e envolvimento. O estudo também analisa se fatores como a identidade de género do docente, competência profissional e as estratégias pedagógicas aplicadas nas aulas podem, ou não afetar essa motivação. Os dados foram recolhidos com recurso à aplicação de questionários aos alunos e realizadas entrevistas com professores de Educação Física, cuja análise de conteúdo permitiu identificar práticas que promovem um maior envolvimento dos alunos e contribuem para uma aprendizagem mais eficaz. De destacar, ainda, a participação da convidada Professora Doutora Paula Batista, que, através de uma entrevista, partilhou a sua perspetiva sobre o tema.por
dc.description.abstractThis internship report aims to describe and reflect on the pedagogical experience acquired throughout the 2024/2025 academic year, as part of the Master's Degree in Physical Education Teaching, carried out at the Fundão School Group (AEF). Chapter 1 presents the teaching intervention, which included classes taught to a 12th-grade secondary education group from the Science, Technology and Visual Arts course (CTAV), as well as a 5th-grade class from lower secondary education (Class B). I also participated in the coteaching of several other classes, including 10th-grade classes: Healthcare Assistant Technician, 2024, Computer Programming, 2024; 12th-grade classes: Laboratory Analysis Technician, 2022, Healthcare Assistant Technician, 2022; and a Education and Training Course. In parallel, I observed and supported lessons delivered by my internship peers, which involved students from 6th grade, class D, and 10th grade, CTAV. Within the scope of School Sports, I was actively involved in the dance group, participating in various school events and initiatives. Additionally, several interdisciplinary activities were conducted in collaboration with other school departments, including study visits. Chapter 2 presents the research project entitled “Entre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Física”, which aimed to analyze the influence of teacher–student interaction on student motivation, performance, and engagement. The study also explored whether factors such as the teacher's gender identity, professional competence, and the pedagogical strategies applied in class may or may not affect student motivation. Data were collected through student questionnaires and interviews with Physical Education teachers. Content analysis of the data allowed the identification of practices that promote greater student engagement and contribute to more effective learning. The participation of guest Teacher Paula Batista is also noteworthy, as she shared her perspective on the topic through an interview.eng
dc.identifier.tid204043930
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/19282
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEstágio Pedagógico
dc.subjectAgrupamento de Escolas do Fundão
dc.subjectEducação Física
dc.subjectDesporto Escolar
dc.subjectEstratégias Pedagógicas
dc.subjectTeaching Internship
dc.subjectFundão School Group
dc.subjectPhysical Education
dc.subjectSchool Sports
dc.subjectPedagogical Strategies
dc.titleEntre Movimento e EnvolVimento: A importância da dinâmica e relação professor-aluno nas aulas de Educação Físicapor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameBoulhosa
person.givenNameCarolina Manuela de Abreu
person.identifier.orcid0009-0005-8071-9297
relation.isAuthorOfPublication97a8d0b8-ea23-4e07-9cd6-636c76e4b485
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery97a8d0b8-ea23-4e07-9cd6-636c76e4b485
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11340_29643.pdf
Size:
22.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento em Acesso Embargado até dia 24-06-2026. Tente solicitar cópia ao autor carregando no ficheiro
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: