Publication
Design de Som nos Videojogos: Criação do Projeto The Last Star
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | por |
dc.contributor.advisor | Almeida, Flávio Henrique de | |
dc.contributor.author | Candeias, Henrique Miguel Águas Estêvão | |
dc.date.accessioned | 2022-01-11T17:17:34Z | |
dc.date.available | 2022-01-11T17:17:34Z | |
dc.date.issued | 2021-05-17 | |
dc.date.submitted | 2021-04-06 | |
dc.description.abstract | O desenvolvimento exponencial a par do crescimento da indústria dos videojogos, sobretudo na última década, tem facilitado o aparecimento de jogos digitais aumentando naturalmente os critérios de qualidade a eles inerentes. Contribuindo para essa maior qualidade está a capacidade imersiva de cada videojogo conseguida através dos seu elementos como a sua narrativa, o seu aspecto gráfico, a sua jogabilidade e o design de som, o qual para além de elemento integrado, potencia todos os elementos anteriormente referidos. O presente projeto visa o estudo do design de som na produção e desenvolvimento de videojogos. A par do aprofundamento sobre a temática foi realizado um projeto de aplicação prática através da conceção e desenvolvimento de um videojogo desde a sua fase inicial nomeado de The Last Star, no qual foram aplicados os conhecimentos e a experiencia entretanto adquiridos. No desenvolvimento prático do estudo adotaram-se métodos organizacionais e estruturais das diferentes fases do processo de design de som, desde o estudo dos elementos constituintes e conceptualização sonora do projeto na fase de pré-produção, produção dos elementos sonoros através das várias ferramentas disponíveis no mercado e a respetiva harmonização e aprimoramento da interação de todos os elementos sonoros na paisagem sonora consoante a sua função, durante a pósprodução. Entendemos que o design de som é um sobretudo um processo colaborativo, de discussão e articulação, entre os diferentes elementos que fazem parte da equipa de produção e desenvolvimento de um videojogo, cujo objetivo, mais do que popular o jogo com “ruído sonoro” para criar ambiente, visa enaltecer a obra desde a sua produção estética ao processo funcional do jogo propriamente dito. Sabendo ainda que a audição do ser humano é um dos sentidos que apoia a sua perceção no espaço que o envolve, o som nos videojogos é um elemento fundamental para uma experiência dita completa, imersiva e interativa. Desta forma a perceção sonora de um som por parte do jogador, inserido no espaço que o envolve no mundo virtual, constitui um impacto significativo ao nível da imersão no videojogo. Cabe pois ao design de som promover, potenciar e intensificar emoções, ajudar à criação de ambientes credíveis e conduzir o jogador, de forma natural, pelo mundo virtual criado. | por |
dc.description.abstract | The exponential development along with the growth of the video game industry, especially in the last decade, has facilitated the appearance of digital games by naturally increasing the quality criteria inherent to them. Contributing to this greater quality is the immersive capacity of each video game achieved through its elements such as its narrative, its graphic aspect, its gameplay and the sound design, which in addition to an integrated element, enhances all the elements previously mentioned. This project aims to study sound design in the production and development of videogames. Along with in-depth study on the subject, a project of practical application was carried out through the design and development of a video game since its initial phase named The Last Star, in which the knowledge and experience acquired in the meantime were applied. In the practical development of the study, organizational and structural methods of the different phases of the sound design process were adopted, from the study of the constituent elements and sound conceptualization of the project in the pre-production phase, production of the sound elements through the various tools available in the market and the respective harmonization and improvement of the interaction of all sound elements in the sound landscape, depending on their function, during postproduction. We understand that sound design is above all a collaborative process, of discussion and articulation, between the different elements that are part of the production and development team of a video game, whose objective, more than populating the game with “background noise” for creating environment, aims to enhance the work from its aesthetic production to the functional process of the game itself. Knowing also that the hearing of the human being is one of the senses that supports his perception in the space that surrounds him, the sound in video games is a fundamental element for a so-called complete, immersive and interactive experience. Thus, the sound perception of a sound by the player, inserted in the space that surrounds him in the virtual world, constitutes a significant impact in terms of immersion in the video game. It is therefore up to the sound design to promote, enhance and intensify emotions, help to create believable environments and lead the player, in a natural way, through the created virtual world. | eng |
dc.identifier.tid | 202840638 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11643 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desenvolvimento | por |
dc.subject | Design de Som | por |
dc.subject | Imersão | por |
dc.subject | Projeto | por |
dc.subject | Som | por |
dc.subject | Videojogos | por |
dc.title | Design de Som nos Videojogos: Criação do Projeto The Last Star | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8157_17550.pdf
- Size:
- 16.98 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format