Repository logo
 
Publication

As motivações que levam as empresas a internacionalizarem-se, o fenómeno Born Global: estudos de caso sobre três empresas portuguesas

dc.contributor.advisorRaposo, Mário Lino Barata
dc.contributor.authorAlmeida, Bruna Manuela Direito
dc.date.accessioned2015-02-05T16:54:55Z
dc.date.available2015-02-05T16:54:55Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA temática da internacionalização tem sido revisitada por inúmeros autores ao longo das últimas décadas e é um tema que está em constante foco e tem gerado grande interesse no mundo atual. O que nem sempre foi muito abordado foi o facto de as empresas optarem cada vez mais por uma rápida e precoce internacionalização, onde daí resulta o fenómeno Born Global. Desta forma, o grande propósito/objetivo deste estudo é assim, explorar o processo de internacionalização inerente às empresas que podem ser consideradas born globals. Perceber quais as principais características deste tipo de empresas, o que as torna diferentes das empresas “tradicionais”, quais as suas motivações para decidirem a internacionalização desde tão cedo, bem como os fatores que tornam esse processo possível num contexto real. Para que este objetivo se torne concretizável foram abordadas três empresas portuguesas como alvo deste estudo sendo elas, a Roff, a TIM WE e a XXL Refill. Como futuras linhas de investigação fica a pertinência de serem desenvolvidos mais estudos sobre este fenómeno, Born Global, ou seja, compreender-se melhor a grande motivação deste tipo de empresas para a internacionalização “precoce”.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2998
dc.language.isoporpor
dc.subjectEmpreendedorismo internacionalpor
dc.subjectInternacionalização -- Empresaspor
dc.titleAs motivações que levam as empresas a internacionalizarem-se, o fenómeno Born Global: estudos de caso sobre três empresas portuguesaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação de Mestrado_Bruna Almeida.pdf
Size:
597.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: