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Abstract(s)
Pretendemos, neste trabalho de reflexão, analisar a importância do uso de textos de imprensa no ensino de ELE.
Os textos dos media revelam grande interesse prático: a actualidade dos assuntos tratados; o contacto com a língua real, quotidiana, normativa; o facto de serem veiculadores de cultura, informações e opiniões que podem levar para a sala de aula a realidade do país cuja língua os nossos alunos estão a conhecer. Na aprendizagem de uma língua estrangeira, é suposto que o aluno desenvolva todas as suas competências, como sejam a linguística, a comunicativa ou a intercultural. Para o efeito, o professor deve preocupar-se com a escolha de textos que possam constituir amostras reais, passivos de exploração em diversas vertentes, em prol de um conhecimento mais alargado dos mecanismos linguísticos, pragmáticos e culturais que envolvem o domínio dessa aprendizagem.
Desta forma, procuraremos destacar e explorar algumas das vantagens da utilização deste tipo de textos, sugerindo, dentro do pouco que dominamos desta matéria, metodologias que nos pareceram pertinentes para utilizar em contexto de ensino-aprendizagem das aulas de ELE. Apresentaremos algumas propostas que experimentámos na nossa prática pedagógica.
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Keywords
Ensino-aprendizagem - Tecnologias da informação e comunicação Ensino de línguas estrangeiras - Interculturalidade Aula de ELE - Media Professor - Aluno
