Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

dc.contributor.advisorMartins, Júlio Manuel Cardoso
dc.contributor.advisorElavai, Carlos
dc.contributor.authorOliveira, João José Marques de
dc.date.accessioned2014-09-23T18:36:37Z
dc.date.available2014-09-23T18:36:37Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.description.abstractO presente documento, foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pela Universidade da Beira Interior. De realçar que o seu conteúdo não é o conteúdo de uma investigação típica, pois surge na sequência do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010. Representando a última etapa de um caminho que se iniciou à dois anos com o ingresso no 2º Clico de Ensino da Universidade da Beira Interior (Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários), este documento pretende fazer uma apanhado do ano de estágio efectuado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobe a orientação do Professor Doutor Júlio Martins (orientador da universidade) e Professor Carlos Elavai (orientador da escola). A este nível, é importante referir que a grande maioria do trabalho desenvolvido não foi trabalho individual, mas de grupo, onde o Núcleo de Estágio constituído pelos professores estagiários André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues debateu ideias e discutiu assuntos na tentativa de desenvolver um trabalho competente e adequado às problemáticas existentes. O estágio pedagógico representa o culminar de seis anos de estudo (quatro anos de licenciatura em Ciências do Desporto e dois anos no referido mestrado), onde só através desta etapa foi possível ter a verdadeira percepção dos acontecimentos que envolvem o mundo do trabalho na escola, visto que nos anos anteriores não houve nenhum contacto directo com esta realidade. Sendo assim, este estágio pretendia abranger um conjunto de funções e procedimentos que nos facultavam a possibilidade e conhecer a organização e estruturação dos processos de ensino. Estas actividades fomentam nos intervenientes, a noção de como o ensino é efectuado, como é organizado, quais são os processos de adaptação dos alunos, de modo a que se possa agir de forma personalizada sobre estes. Além do contacto com os alunos, tivemos a oportunidade de lidar com todos os outros os agentes indispensáveis para o funcionamento da escola, como por exemplo os outros professores e os auxiliares da acção educativa. Sobe a forma de relatório final de estágio, pretende-se fazer aqui uma breve reflexão individual sobre o trabalho realizado na escola no decorrer do ano lectivo, fazendo alusão à escola, aos alunos e ao planeamento inerente à actividade docente.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/2313
dc.language.isoporpor
dc.subjectRelação professor-alunopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleRelatório de estágiopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEnsino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Física no Ensino Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio.pdf
Size:
2.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: