Publication
Relatório de estágio
| dc.contributor.advisor | Martins, Júlio Manuel Cardoso | |
| dc.contributor.advisor | Elavai, Carlos | |
| dc.contributor.author | Oliveira, João José Marques de | |
| dc.date.accessioned | 2014-09-23T18:36:37Z | |
| dc.date.available | 2014-09-23T18:36:37Z | |
| dc.date.issued | 2010 | |
| dc.date.submitted | 2010 | |
| dc.description.abstract | O presente documento, foi elaborado tendo em vista a obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários pela Universidade da Beira Interior. De realçar que o seu conteúdo não é o conteúdo de uma investigação típica, pois surge na sequência do estágio pedagógico que decorreu ao longo do ano lectivo 2009/2010. Representando a última etapa de um caminho que se iniciou à dois anos com o ingresso no 2º Clico de Ensino da Universidade da Beira Interior (Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários), este documento pretende fazer uma apanhado do ano de estágio efectuado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobe a orientação do Professor Doutor Júlio Martins (orientador da universidade) e Professor Carlos Elavai (orientador da escola). A este nível, é importante referir que a grande maioria do trabalho desenvolvido não foi trabalho individual, mas de grupo, onde o Núcleo de Estágio constituído pelos professores estagiários André Silvestre, João Oliveira e Marcela Rodrigues debateu ideias e discutiu assuntos na tentativa de desenvolver um trabalho competente e adequado às problemáticas existentes. O estágio pedagógico representa o culminar de seis anos de estudo (quatro anos de licenciatura em Ciências do Desporto e dois anos no referido mestrado), onde só através desta etapa foi possível ter a verdadeira percepção dos acontecimentos que envolvem o mundo do trabalho na escola, visto que nos anos anteriores não houve nenhum contacto directo com esta realidade. Sendo assim, este estágio pretendia abranger um conjunto de funções e procedimentos que nos facultavam a possibilidade e conhecer a organização e estruturação dos processos de ensino. Estas actividades fomentam nos intervenientes, a noção de como o ensino é efectuado, como é organizado, quais são os processos de adaptação dos alunos, de modo a que se possa agir de forma personalizada sobre estes. Além do contacto com os alunos, tivemos a oportunidade de lidar com todos os outros os agentes indispensáveis para o funcionamento da escola, como por exemplo os outros professores e os auxiliares da acção educativa. Sobe a forma de relatório final de estágio, pretende-se fazer aqui uma breve reflexão individual sobre o trabalho realizado na escola no decorrer do ano lectivo, fazendo alusão à escola, aos alunos e ao planeamento inerente à actividade docente. | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2313 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Relação professor-aluno | por |
| dc.subject | Educação física | por |
| dc.title | Relatório de estágio | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Educação Física no Ensino Básico e Secundário | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Relatório de Estágio.pdf
- Size:
- 2.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
