Repository logo
 
Publication

Motivações para participar em testes de produtos relacionados com saúde

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.contributor.advisorPaço, Arminda Maria Finisterra do
dc.contributor.authorLeal, Joana Andreia Ferreira
dc.date.accessioned2018-09-03T15:23:44Z
dc.date.available2018-09-03T15:23:44Z
dc.date.issued2015-11-5
dc.date.submitted2015-10-2
dc.description.abstractO número de testes de produtos relacionados com saúde e ensaios clínicos tem vindo a sofrer uma redução em Portugal. Este facto torna-se preocupante uma vez que pode significar perda de competitividade de Portugal nesta área. Esta tendência pode dificultar ou impedir benefícios de ordem social e política (PWC, 2013). Face à realidade apresentada devem ser implementadas medidas para reverter este cenário. De modo a resolver os problemas associados à redução de testes de produtos relacionados com saúde e ensaios clínicos, será importante compreender quais as motivações dos indivíduos para participarem neste tipo de estudos. Neste trabalho pretende descobrir-se se os motivos para aceitar ou recusar participar apontados na literatura existente (e realizados noutros países) são similares aos que este estudo específico poderá vir a encontrar, quais são as ferramentas de comunicação de marketing mais apelativas e se as variáveis sociodemográficas (género, instituição) influenciam a predisposição para participar. A amostra recolhida para a presente investigação é composta por estudantes universitários da Universidade da Beira Interior e do Instituto Politécnico do Porto e os dados foram recolhidos através de um questionário. Os resultados da presente investigação demonstram que o interesse e as motivações da amostra podem aumentar através da utilização de ferramentas de marketing e comunicação podendo incentivar os indivíduos a uma maior participação neste tipo de estudos.por
dc.description.abstractThe number of health related tests and clinical trials have been suffering a reduction in Portugal. This fact is becoming worrying once that it can mean loss of competitiveness in Portugal in this area. This tendency can difficult or prevent political or social order benefits (PWC, 2013). Facing to this presented reality it should be implemented measures to revert this scenario. In a way to solve the problems associated to the reduction of health related tests and clinical trials, it will be important to understand what are the individual’s motivation to participate in this type of studies. In this paper it aims to find out if the reasons to accept or decline to participate indicated in the existing literature (and carried out in another countries) are similar to those which this specific study it is likely to find, which are the most attractive marketing communication tools and if the sociodemographic variables (gender, institution) influence the willingness to participate. The collected sample for the present investigation are college students from Beira Interior University and Polytechnic Institute from Porto and data were gathered through a questionnaire. The results of this present investigation demonstrates that the interest and motivations from the sample can increase through by using marketing and communication tools and it may encourage the individuals to a greater participation in this kind of studies.eng
dc.identifier.tid201641046
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6041
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsaios Clínicospor
dc.subjectMotivaçõespor
dc.subjectRecrutamentopor
dc.subjectRetençãopor
dc.subjectSaúdepor
dc.subjectTestes de Produtopor
dc.subjectVoluntáriospor
dc.titleMotivações para participar em testes de produtos relacionados com saúdepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4467_8612.pdf
Size:
742.79 KB
Format:
Adobe Portable Document Format