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Authors
Serra, Paulo
Advisor(s)
Abstract(s)
Talvez a maneira mais geral de definir o design seja dizer que ele é a actividade que consiste em projectar uma “forma”, para a corporizar numa determinada “matéria”, em vista de uma certa “função”, mediante a “técnica” adequada. Mas uma tal definição dá como evidentes significados que estão em questão pelo menos desde os gregos: “forma”, “matéria”, “função”, “técnica”. Dos autores contemporâneos que procuraram interrogar uma tal evidência, Heidegger ocupa, sem dúvida, um lugar especial. Por isso mesmo, a nossa interrogação sobre o que é design começa por uma análise da reflexão heideggeriana sobre a técnica – indissociável, ela própria, de uma reflexão sobre a natureza.2 Essa análise acaba por nos conduzir à cibernética como apogeu da técnica, como o momento em que a técnica se torna manipulação da informação e, reciprocamente, o “real” se transforma em informação manipulável. O que acontece, em tal situação, aos significados acima referidos, e por extensão, ao próprio conceito de design? Porque se torna um tal conceito tão decisivo precisamente em tal situação? […]
Description
Keywords
Design - Informação - Formas