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Dimensionamento estrutural de um novo ultraligeiro

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.contributor.advisorGamboa, Pedro Vieira
dc.contributor.authorGalvão, Ângelo Gomes Pereira Silva
dc.date.accessioned2018-11-28T16:13:08Z
dc.date.available2018-11-28T16:13:08Z
dc.date.issued2016-7-12
dc.date.submitted2016-6-6
dc.description.abstractEsta dissertação consiste no estudo conceptual da estrutura e no dimensionamento estrutural do novo ultraligeiro de alta velocidade da empresa Eurosportaircraft. A dissertação do Eng. Luís Ferreira, onde foi feito um estudo preliminar da aeronave, e as normas CS-VLA serviram de guias a esta dissertação. Após o estudo conceptual da asa, das empenagens e da fuselagem, foram feitos cálculos preliminares estruturais de modo a obter-se um ponto de partida dimensional das mesmas, através do uso do software de cálculo numérico Matlab. Após o cálculo, procedeu-se à simulação e otimização da estrutura, através do uso do Ansys, que é um software de simulação para engenharia, que utiliza métodos de elementos finitos para resolução de problemas, a fim de se obter os melhores resultados possíveis. Os resultados obtidos foram satisfatórios pois, quer os requisitos estruturais de voo, quer os limites de peso da aeronave foram cumpridos.por
dc.description.abstractThis thesis consists on the conceptual study and structural dimensioning of Eurosportaircraft’s new very light airplane. The dissertation of Eng. Luís Ferreira, where the preliminary study of the airplane was made, and CS-VLA certifications, were the basis for this thesis. After the conceptual study of the wing, the empennagens and the fuselage, preliminary structural calculations were made to obtain a dimensional starting point, using the numerical computing environment, Matlab. With those starting points, we proceeded to simulate and optimize the structure, using Ansys, which is a simulating software for engineering that uses finite element methods, to obtain the best possible results. The desirable results were obtained because the limits of weight and the flight structural requirements of the airplane were met.eng
dc.identifier.tid201772442
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6528
dc.language.isoporpor
dc.subjectAeronavepor
dc.subjectCondições de Voopor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectEstruturaspor
dc.subjectForçaspor
dc.subjectMomentospor
dc.subjectTensãopor
dc.subjectUltraligeiropor
dc.titleDimensionamento estrutural de um novo ultraligeiropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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