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Formação de professores para a educação especial : motivações, expectativas e impacto profissional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, David | |
dc.contributor.advisor | Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues | |
dc.contributor.author | Santos, João Adelino Matias Lopes dos | |
dc.date.accessioned | 2016-01-26T14:40:13Z | |
dc.date.available | 2016-01-26T14:40:13Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | A criação do grupo de recrutamento de professores de educação especial, em 2006, despoletou uma onda de procura de formação por esta modalidade educativa. Consequentemente, o número de candidatos aos grupos de recrutamento de educação especial nos diversos concursos de professores registou uma tendência crescente significativa. Este contexto despertou o interesse pela compreensão deste fenómeno e a investigação incidiu sobre as motivações e as expectativas dos indivíduos que se candidataram à frequência de formação de professores para a educação especial e as suas implicações no desempenho de funções docentes nesta modalidade educativa. Dado que se pretendeu recolher a perspetiva dos sujeitos implicados nas situações, recorreu-se à investigação qualitativa pela realização de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a vinte e oito indivíduos que frequentaram cursos de formação de professores para a educação especial em três instituições diferentes, e por um grupo focal, constituído por oito docentes de educação especial em exercício de funções nesta modalidade educativa. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com recurso ao software QSR NVivo 10. Nas conclusões, do leque de fatores motivacionais indicados, destacam-se a empregabilidade e o desempenho profissional. Ao nível das expectativas iniciais face à formação de professores para a educação especial, apontam-se dois fatores determinantes: a praticidade e o saber, ou seja, o desenvolvimento de capacidades práticas e a obtenção de conhecimentos. Por outro lado, o modelo atual de formação de professores para a educação especial tem um impacto reduzido na prática docente nesta modalidade educativa. Este impacto resulta sobretudo da caraterização do modelo formativo marcado essencialmente pela sobrevalorização metodológica da componente teórica e o divórcio da teoria com a prática, a curta duração da formação, a composição do corpo docente sem experiência nesta modalidade educativa, a abordagem superficial dos domínios e áreas de especialização e a fragilidade dos requisitos de acesso à formação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101439261 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3966 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação especial - Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores - Necessidades educativas especiais | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores - Educação inclusiva | pt_PT |
dc.title | Formação de professores para a educação especial : motivações, expectativas e impacto profissional | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | pt_PT |
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