Repository logo
 
Publication

Parlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinense

dc.contributor.authorAlbernaz, V. B.
dc.contributor.authorBenini, Edi Augusto
dc.contributor.authorSalve, Guilherme
dc.date.accessioned2022-05-27T08:47:26Z
dc.date.available2022-05-27T08:47:26Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractOs programas Parlamentos Jovens (PJs) são espaços que promovem maior aproximação do Poder Legislativo com os jovens e que buscam envolvê-los na participação político-cidadã, por meio do conhecimento prático do funcionamento do parlamento. O presente estudo propõe uma avaliação da experiência de jovens universitários no projeto Deputado Universitário Tocantinense (DUT) e busca ainda entender a contribuição da iniciativa em sua formação política, cidadã e profissional. O percurso metodológico utilizado para a realização da pesquisa foi o método quantitativo e qualitativo. A pesquisa é do tipo participante, exploratório e descritivo, e foi orientada sob a forma de estudo de caso, com informações anteriores e posteriores à participação dos universitários. A amostra contou com 30 participantes. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo das respostas. Constatou-se que, por meio da experiência na Assembleia Legislativa, o projeto proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer a atividade parlamentar, o que possibilitou a compreensão de seu funcionamentopt_PT
dc.description.abstractYouth Parliament programs’ forums promote greater proximity of youth to the Legislative Power, as they seek their engagement in a citizen role in politics by empowering them with the knowledge of how a parliament effectively functions. This study proposes an assessment of the experience acquired by university students in the Deputado Universitário Tocantinense (DUT) project. The study aims at understanding how the project contributed to the student’s political, citizenship and professional formation. The methodology adopted to conduct the research included both quantitative and qualitative methods. This participatory, exploratory and descriptive research was based on case studies, analyzing information gathered prior to and after the students’ participation in the project from a sample of thirty participants. A content analysis approach was adopted to examine the answers. It was verified that, by means of the experience promoted in the State Legislative Assembly, the project provided the students with an opportunity to learn about and understand the parliament functioning. process. In this sense, through a brief review of the classic literature on the subject, are presented the issues at stake since the nineteenth century as well as new topics that emerged in this debate throughout the twentieth century. Finally, based in two presented studies in Executive context, it’s proposed a research agenda on the issue in the Legislature.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2595-4539
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12235
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCadernos da Escola do Legislativopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://dspace.almg.gov.br/bitstream/11037/22515/1/Parlamento%20Jovem.pdfpt_PT
dc.subjectParlamento jovempt_PT
dc.subjectProtagonismo juvenilpt_PT
dc.subjectParlamento universitáriopt_PT
dc.subjectParticipação políticapt_PT
dc.titleParlamento jovem: a experiência do protagonismo juvenil no projeto deputado universitário tocantinensept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasilpt_PT
oaire.citation.endPage148pt_PT
oaire.citation.issue29pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleCadernos da Escola do Legislativo – Publicação semestral da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Geraispt_PT
oaire.citation.volume18pt_PT
person.familyNameAlbernaz
person.familyNameBenini
person.familyNameSalve
person.givenNameVinícius Barbosa
person.givenNameEdi Augusto
person.givenNameGuilherme
person.identifier.ciencia-id2916-BA5F-1326
person.identifier.orcid0000-0001-7285-7423
person.identifier.orcid0000-0001-5007-1876
person.identifier.ridJ-5055-2016
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationc99de928-f38e-4562-8af2-dda78819ff48
relation.isAuthorOfPublicationb6f8e440-65b0-4860-afe2-9666b40d32ae
relation.isAuthorOfPublicationb647d0d1-52ac-44dc-8fdc-4951a093f78c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb647d0d1-52ac-44dc-8fdc-4951a093f78c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
112-204-1-SM.pdf
Size:
1.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format