Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Atividade física e sua relação com as rotinas da criança em idade escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5715_12337.pdf1.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Cada vez mais se conhecem os benefícios da atividade física, particularmente na infância. Por esse motivo, revela-se fundamental a presença de hábitos de prática de atividade física nas rotinas diárias das crianças em idade escolar (Neto, 2004). O objetivo deste estudo, além de analisar em que medida o nível de atividade física de crianças em idade escolar entre os 6 e os 13 anos de idade está relacionado com as suas rotinas diárias, também envolve a contribuição para a validação e tradução preliminar de um instrumento de avaliação das rotinas diárias de crianças de idade escolar em Portugal (CRI). Os participantes deste estudo são 63 mães e 17 pais. Foram alvo de estudo 81 crianças, sendo 60.5% do sexo masculino e 39.5% do sexo feminino. Os pais e mães das crianças responderam a um questionário sociodemográfico e às versões portuguesas do Child Routines Inventory (CRI), que pretende avaliar a frequência das rotinas de vida diária, responsabilidades do lar, rotinas disciplinares e rotinas de trabalhos de casa, e do Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), que avalia diversas atividades distribuídas pelas seguintes áreas: atividades desportivas, de lazer e de escola. Os resultados do estudo revelaram uma boa consistência interna para a escala total da versão portuguesa do CRI (alfa de Cronbach = .87). Observou-se que a rotina mais frequente nas crianças em idade escolar era o acordar todos os dias da semana mais ou menos à mesma hora, e os hábitos menos frequentes encontravam-se relacionados com práticas religiosas. Verificou-se, ainda, que as atividades desportivas mais praticadas eram as aulas de natação e futebol, e a atividade de lazer mais frequente era a realização das tarefas domésticas. Em relação às atividades escolares, verificou-se uma maior participação nas aulas de educação física. Destacaram-se como correlações estatisticamente significativas, a associação entre as Rotinas Disciplinares e Responsabilidades do Lar (r=.50) e, a correlação entre as Atividades Desportivas e Responsabilidades do Lar (r=.27). Os resultados desta investigação apontam para a importância da prática de atividade física na rotina diária das crianças, revelando-se importante o desenvolvimento de novas investigações nesta área. Foram ainda analisadas algumas recomendações para a inclusão da prática de atividade física nas rotinas das crianças e feitas algumas sugestões para estudos futuros.
More and more, the benefits of physical activity are known, especially in childhood. For this reason, it becomes fundamental the presence of habits of physical activities in the daily routines in school-aged children (Neto, 2004). The objective of this study, besides analyzing to what extent the level of physical activity of schoolchildren between 6 and 13 years of age is related to their daily routines, also involves the contribution to the validation and preliminary translation of a instrument of evaluation of the daily routines of school children in Portugal (CRI). The participants of this study are 63 mothers and 17 fathers. A total of 81 children were involved in the study, being 60.5% male and 39.5% female. The children parents answered a sociodemographic questionnaire and the portuguese version of the Child Routines Inventory (CRI), which aims to assess the frequency of daily life routines, household responsibilities, disciplinary routines and work routines, as well as the Physical Activity Questionnaire for Older Children (PAQ-C), that evaluates several activities distributed by the following areas: sport, leisure and school activities. The study results revealed a good internal consistency for the full scale of the portuguese version of CRI (Cronbach's alpha = .87). It was observed that the most frequent routine among school-aged children was waking up every day of the week day at about the same time, and the less frequent habits were related to religious practices. It was also verified that the most practiced sports activities were the swimming and soccer classes, and the most frequent leisure activity was the execution of domestic tasks. Concerning the school activities, it was verified a larger participation in physical education classes. The association between the Disciplinary Routines and Responsibilities of the Home (r= .50) and the correlation between Sports Activities and Responsibilities of the Home (r= .27) were stood out as statistically significant correlations. The study results point to the importance of the practice of physical activities in children daily routine, proving to be important for the development of new investigations in this field. Were also analyzed some recommendations for the inclusion of the practice of physical activities in children routines and made some suggestions for future studies.

Description

Keywords

Atividade Física. Crianças. Idade Escolar. Rotinas Diárias

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue