Repository logo
 
Publication

A prática do Mindfulness no Retorno à Calma na Educação Física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências do Desportopor
dc.contributor.advisorCosta, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
dc.contributor.advisorFerreira, José Miguel
dc.contributor.authorSilva, Rosa Maria da
dc.date.accessioned2024-12-03T16:00:50Z
dc.date.available2024-12-03T16:00:50Z
dc.date.issued2024-07-22
dc.date.submitted2024-06-28
dc.description.abstractO presente documento foi elaborado no âmbito da unidade curricular do Estágio Pedagógico, inserido no 2º ciclo de estudos, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, no ano letivo 2023/2024. O Relatório de Estágio encontra-se dividido em dois capítulos e pretende relatar as aprendizagens e experiências ocorridas durante os três períodos do ano letivo. O primeiro capítulo, ‘‘Intervenção Pedagógica’’, debruça-se em três tópicos principais relacionados à instituição de ensino, nomeadamente à organização e gestão do ensino e aprendizagem, ao 3º ciclo do ensino básico e secundário regular e, por fim à participação na escola e relação com a comunidade. Dentro destes grandes tópicos, destacam-se temáticas como, o desporto escolar, à assessoria à direção de turma, à participação na escola e integração com o meio. O segundo capítulo, ‘‘Investigação e Inovação Pedagógica’’, refere-se a um projeto de investigação onde se procurou investigar os efeitos da prática do Mindfulness no retorno à calma, na aula de educação física. Os resultados obtidos permitiram concluir que a intervenção foi significativamente positiva comparando o antes e o depois através do Questionário de Cinco Facetas de Mindfulness.por
dc.description.abstractThis document was prepared within the scope of the Pedagogical Internship curricular unit, inserted in the 2nd cycle of studies, with a view to obtaining a Master's degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior. The supervised teaching practice took place at Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares in the academic year 2023/2024. The Internship Report is divided into two chapters to report the learning and experiences that occurred during the three periods of the academic year. The first chapter, ''Pedagogical Intervention'', focuses on three main topics related to the educational institution, namely the organization and management of teaching and learning, the 3rd cycle of regular basic and secondary education and, finally, participation in school and relationship with the community. Within these major topics, themes such as school sports, assistance to class management, participation in school and integration with the environment stand out. The second, ‘‘Research and Pedagogical Innovation’’, refers to a research project where we sought to investigate the effects of practicing Mindfulness on returning to calm, in physical education classes. The results obtained allowed us to conclude that the intervention was significantly positive comparing the before and after using the Five Facets of Mindfulness Questionnaire.eng
dc.identifier.tid203737954
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14870
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.titleA prática do Mindfulness no Retorno à Calma na Educação Físicapor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógico Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvarespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10662_25360.pdf
Size:
4.1 MB
Format:
Adobe Portable Document Format