| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.97 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Physical education plays a fundamental role in the integral development of the student,
allowing cognitive, psychomotor, and affective development, while stimulating healthy
lifestyles, socialization, team spirit, and sports practice. One of the strategies that can
increase its effectiveness, and which has been implemented in the school context, is the
multivariate training program, which, duly adapted, allows the inclusion of different
contents and the development of different individual skills, as well as improving the
practice of physical, technical, and tactical exercises. However, a lack of evidence has
been reported on this topic. The main purpose of this thesis was to analyze the effects of
the multivariate training program in game performance and physical fitness during
physical education classes. In addition, for a more in-depth analysis, the effect of the
multivariate training program on the relationship between the components (physical
fitness and game performance) and the variables of each component considered was also
studied. To accomplish these objectives, the following sequence was used: (i) to review
the available literature; (ii) to investigate the effects of a multivariate training program
on physical fitness and tactical performance during physical education classes (iii) to
determine the magnitude of the correlation between the physical fitness and game
performance components before and after the application of the aforementioned training
program.
A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno, permitindo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, estimulando estilos de vida saudáveis, a socialização, o espírito de equipa e a prática desportiva. Uma das estratégias que pode aumentar a sua eficácia, e que tem vindo a ser implementada em contexto escolar, é a utilização de programas de treino multivariados, que, devidamente desenhados, permitem a inclusão de diferentes conteúdos e o desenvolvimento de diferentes competências individuais, bem como a melhoria da prática de exercícios físicos, técnicos e táticos. No entanto, há falta de evidência experimental sobre este tópico. O principal objetivo desta tese foi analisar os efeitos do programa de treinamento multivariado no desempenho de jogo e na aptidão física durante as aulas de educação física. Além disso, para uma análise mais aprofundada, também foi estudado o efeito do programa de treino multivariado na relação entre as componentes (aptidão física e desempenho no jogo) e as variáveis de cada componente consideradas. Para atingir esses objetivos, a seguinte sequência foi utilizada: (i) revisão da literatura disponível; (ii) investigar os efeitos de um programa de treino multivariado na aptidão física e no desempenho tático durante as aulas de educação física (iii) determinar a magnitude da correlação entre as componentes da aptidão física e do desempenho de jogo antes e após a aplicação do referido programa de treino.
A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno, permitindo o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, estimulando estilos de vida saudáveis, a socialização, o espírito de equipa e a prática desportiva. Uma das estratégias que pode aumentar a sua eficácia, e que tem vindo a ser implementada em contexto escolar, é a utilização de programas de treino multivariados, que, devidamente desenhados, permitem a inclusão de diferentes conteúdos e o desenvolvimento de diferentes competências individuais, bem como a melhoria da prática de exercícios físicos, técnicos e táticos. No entanto, há falta de evidência experimental sobre este tópico. O principal objetivo desta tese foi analisar os efeitos do programa de treinamento multivariado no desempenho de jogo e na aptidão física durante as aulas de educação física. Além disso, para uma análise mais aprofundada, também foi estudado o efeito do programa de treino multivariado na relação entre as componentes (aptidão física e desempenho no jogo) e as variáveis de cada componente consideradas. Para atingir esses objetivos, a seguinte sequência foi utilizada: (i) revisão da literatura disponível; (ii) investigar os efeitos de um programa de treino multivariado na aptidão física e no desempenho tático durante as aulas de educação física (iii) determinar a magnitude da correlação entre as componentes da aptidão física e do desempenho de jogo antes e após a aplicação do referido programa de treino.
Description
Keywords
Educação Física Programa de Treino Multivariado Aptidão Física Desempenho em Jogo Physical Education Physical Fitness
