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Conhecimentos, percepções e práticas dos professores de ensino básico face à perturbação de hiperactividade e défice de atenção

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Abstract(s)

Parece consensual na literatura que a Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção(PHDA) é das perturbações neurocomportamentais mais diagnosticadas, a que mais afecta a população em idade escolar. O presente estudo pretende analisar uma amostra (N=142) de professores do ensino regular do Distrito da Guarda, quanto ao seu conhecimento, percepções e práticas, perante tal perturbação. Foram aplicados três questionários: uma versão do KADDS, uma versão do SSQ e um questionário que avalia as intervenções e estratégias usadas pelos professores. Da análise dos resultados verificou-se que a maior parte da amostra já teve contacto com a PHDA (63,4%), mas que os seus conhecimentos são manifestamente insuficientes. A PHDA gera impacto ao nível das actividades lectivas, destacando-se particularmente o efeito dos comportamentos de hiperactividade. Nas suas práticas junto destes alunos, os professores privilegiam a utilização de estratégias educativas específicas e de organização da sala de aula. Será essencial providenciar formação aos professores, de modo a poderem incrementar uma intervenção mais exacta e que promova o sucesso escolar destas crianças.

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Keywords

Hiperactividade Défice de atenção

Pedagogical Context

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