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Associação entre prática de atividade física e prestação académica em estudantes de medicina

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Abstract(s)

Introdução: Os alunos de medicina, a fim de dar resposta à grande exigência académica, podem pôr em segundo plano ou, até mesmo, negligenciar atividades de lazer. Vários têm sido os estudos que se têm debruçado sobre a relação entre a prestação académica e a atividade física. Objetivo: Avaliar o efeito da prática de atividade física na prestação académica de estudantes de medicina. Métodos: Para a elaboração desta revisão foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed e Google Scholar, com as palavras-chave “academic performance”, “medical students”, “sport”, “physical exercise”, “physical activity”, tendo sido selecionados artigos com relevância para o tema. Foram ainda consultados livros e estudos publicados em revistas científicas. Resultados: Os benefícios da atividade física no desempenho cognitivo devem-se, provavelmente, aos efeitos que o exercício provoca no cérebro. Paralelamente, há evidência de que o exercício resulta num maior bem-estar físico e psicológico, o qual influencia positivamente a prestação académica. Conclusões: Os avanços científicos e tecnológicos têm permitido uma melhor compreensão dos mecanismos pelos quais o exercício interfere na prestação académica. Tais estudos são de grande importância para a elaboração de modelos eficazes de treino com o objetivo de melhorar a cognição, saúde mental e física. A integração de atividades recreativas nos planos curriculares académicos seria uma forma de promover o bem-estar e o sucesso académico dos alunos.
Introduction: Medical students, in order to cope with the high academic demands, may put in second place or even neglect leisure activities. Several studies have assessed the relationship between academic performance and physical activity. Objective: To evaluate the effect of physical activity on the academic performance of medical students. Methods: For the elaboration of this dissertation, a bibliographic search was initially conducted in the PubMed and Google Scholar databases, with the keywords "academic performance", "medical students", "sport", "physical exercise", "physical activity", having been selected articles relevant to the topic. Books and studies published in scientific journals were also consulted. Results: The benefits of exercise on cognitive performance are probably due to the effects produces on the brain by exercise. In parallel, there is evidence that exercise results in increased physical and psychological well-being that positively influences academic performance. Conclusion: Scientific and technological advances have allowed a better understanding of the mechanisms by which exercise interferes with academic performance. Such studies are of great importance for the design of effective training models aimed at improving cognition, mental and physical health. The integration of recreational activities in academic curricula would be a way to promote students' well-being and academic success.

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Atividade Física Desporto Estudantes de Medicina Exercício Físico Prestação Académica

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