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As múltiplas histórias de um universo narrativo aberto
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | por |
dc.contributor.advisor | Merino, Francisco Alexandre Lopes Figueiredo | |
dc.contributor.author | Freire Filho, Alexandre Costa de Luna | |
dc.date.accessioned | 2020-02-24T16:46:22Z | |
dc.date.available | 2020-02-24T16:46:22Z | |
dc.date.issued | 2017-11-15 | |
dc.date.submitted | 2017-10-3 | |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga possibilidades de poéticas narrativas em um formato de videojogo mais recente e complexo, o open world. Este tipo de jogos oferece uma ampla agência narrativa aos jogadores, e esta entra em conflito com o controle narrativo por parte dos gamedesigners. As histórias criadas pelos jogadores a cada playthrough de Elder Scrolls V: Skyrim surgem através de um acordo entre jogador e game designer, nos quais o jogador exerce diferentes papéis diegéticos, moldando uma experiência narrativa que emerge por meio de sua interferência e trabalho, sendo o jogador agente da formação da sua experiência narrativa durante o jogo. O mundo narrativo, inserido dentro do círculo mágico do jogo, é criado pelo game designer, e serve como um ambiente aberto de múltiplas possibilidades narrativas, um parque de diversões no qual o jogador explora e molda a sua experiência. Ao criar um acordo entre jogador e gamedesigner em um sistema de software que tenta emular um TRPG, tem-se uma obra aberta, uma máquina tecedora de histórias dentro do mundo narrativo de Elder Scrolls V: Skyrim. | por |
dc.description.abstract | This work investigates narrative poetic possibilities in modern and complex videogame format: open worlds. This kind of game offers players ample narrative agency, and this conflicts with game designers narrative control. Stories created by players in each Elder Scrolls V: Skyrim play through emerge from an agreement between player and game designer, in which the player exerts different diegetic roles, molding a narrative experience that emerges from his interference and work, being the player an agent in the formation of the narrative experience during the game. The narrative world, inserted inside the games’ magic circle, is created by the game designer, and serves as an open environment with multiple narrative possibilities, an amusement park in which the player explores and molds his experience. By creating this agreement between player and game designer in a software system that tries to emulate a TRPG, we have an open work, a story weaving machine inside the narrative world of Elder Scrolls V: Skyrim. | eng |
dc.identifier.tid | 202333825 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9501 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Obra Aberta | por |
dc.subject | Rpg | por |
dc.subject | Storytelling | por |
dc.subject | Videojogo | por |
dc.title | As múltiplas histórias de um universo narrativo aberto | por |
dc.title.alternative | Estudo de caso do videojogo Elder Scrolls V: Skyrim | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
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