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A planificação do processo de escrita: da progressão à revisão

dc.contributor.advisorSardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
dc.contributor.authorCamelo, Filomena da Conceição Nascimento Pinheiro
dc.date.accessioned2014-06-06T16:54:57Z
dc.date.available2014-06-06T16:54:57Z
dc.date.issued2010-06
dc.description.abstractO presente estudo enquadra-se na Planificação do processo da escrita entendendo-se desde que esta produz progressão até à revisão A tarefa de produção de um texto e a respectiva planificação, solicitada a alunos de 4ºano de escolaridade, em contexto sala de aula, foi o meio utilizado para a prossecução do nosso objectivo. Centrámos o nosso estudo nos alunos como produtores de texto e posterior análise de utilização de nomes próprios, comuns e colectivos, adjectivos, título e conclusão, verificação de erros (lapsos) e utilização de conectores. A escrita foi percepcionada como processo, contrariamente à visão redutora do produto. Neste âmbito, cremos que os alunos não podem ser bons escreventes copiando modelos da chamada “ boa escrita” pois cada aluno é diferente do outro, para quem a aprendizagem do processo exige uma sistemática resolução de problemas. O Ciclo de Escrita evidenciado nos trabalhos de Luís Barbeiro e nas brochuras do Plano Nacional do Ensino do Português (PNEP) trouxeram-nos a consciência de que cada sub-processo deverá ser desenvolvido no âmbito de estratégias/ actividades diversificadas e atractivas.por
dc.description.abstractThis study fits in with the Planning of the writing process on the understanding that since it produces progression even to the review. The task of producing a text and its planning asked the primary school pupils in the 4th grade in the classroom context was the way used for the pursuit of our objective. We focused our study on the pupils as producers of text and subsequent analysis of the use of proper, common and collective nouns, adjectives, headings and conclusion, error checking (lapses) and the use of connectors. The writing was perceived as a process, opposite to the reducing vision of the product. In this context, we believe that the pupils cannot be good writers copying models of the so called “good writing” because each pupil is different, for whom the learning of the process requires a systematic problem-solving. The Cycle of Writing shown up in Luis Barber’s works and in the brochures of the National Plan of the Teaching of the Portuguese (PNEP) brought us the awareness that each sub-process will have to be developed in the context of strategies / diversified and attractive activities.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1813
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira interiorpor
dc.subjectPlano Nacional do Ensino do Ensino do Portuguêspor
dc.subjectModelos de escritapor
dc.titleA planificação do processo de escrita: da progressão à revisãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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