Repository logo
 
Publication

Do método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofia

dc.contributor.advisorDomingues, José António Duarte
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorMendes, Luís Pedro Neves
dc.date.accessioned2014-02-03T11:06:21Z
dc.date.available2014-02-03T11:06:21Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractO presente trabalho visa abordar a devolução no ensino de filosofia no ensino secundário. A devolução cabe em vários aspectos do ensino: tem um pressuposto relacional, na primazia do ensino-aprendizagem, na intersubjectividade, e, ainda, entre os conteúdos leccionados e o mundo além da sala de aula. Exploramos no nosso percurso distintas concepções acerca da actividade filosófica neste sentido devolutivo, percorremos o movimento da pedagogia crítica, em particular o construtivismo crítico, analisamos o ensino da filosofia segundo um completo manual de didáctica e, finalmente, desaguamos num método, num procedimento didáctico em particular: o método fenomenológico-crítico. Entre objectivismo e subjectivismo, a tentativa vai no sentido de articular conhecimento e mundo envolvente, num pressuposto relacional enaltecendo, além disso, o ensino de filosofia no ensino secundário português como cultivo da presença e consciência crítica do aluno no mundo.por
dc.description.abstractThe present work aims to defend the devolution on the teaching of philosophy. The devolution fits into various aspects of teaching: it has a relational assumption, the primacy of teaching and learning, intersubjectivity, and also between what is taught and the world beyond the classroom. In our path we explore distinct conceptions of philosophical activity, walked through the critical pedagogy movement, in particular the critical constructivism, we analyze the teaching of philosophy according to a comprehensive teaching manual and, finally, we culminate in a method, a teaching procedure in particular: the phenomenologicalcritical methodology. Between objectivism and subjectivism, the attempt is to achieve an articulation of knowledge with the surrounding world, with a relational and remanding assumption; praising the teaching of philosophy in secondary schools as cultivation of critical consciousness and consciousness of the world.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1585
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectFilosofia - Ensinopor
dc.subjectEducação - Ensino e filosofiapor
dc.subjectFilosofia - Construtivismo críticopor
dc.subjectFilosofia - Ensino - Método fenomenológico-críticopor
dc.titleDo método fenomenológico-crítico : a devolução no ensino de filosofiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio_Estagio_Luis_Mendes.pdf
Size:
764.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: