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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Anxiety in higher education students has been widely studied, however, its
relationship with disposicional optimism has not been as investigated, especially in
Portugal. This study aims to explore the relationship between anxiety, optimism and
pessimism in a sample of higher education students. The sample was composed of 177
students from Portuguese higher education institutions with age ranging from 18 to 39
years (M= 22.69 years; SD= 4.35). Participants filled in the Portuguese versions of the
Life Orientation Test – Revised (LOT-R) and Generalized Anxiety Disorder (GAD-7).
The results showed that the sample´s anxiety mean score was considered mild, although
approximately 38% of the participants reported having moderated to sever anxiety levels.
Regarding disposicional optimism, participants had higher levels of optimism than
pessimism. No significant differences were found in anxiety, optimism, and pessimism,
considering gender and age groups. The correlation between anxiety and optimism was
found to be negative and statistically significant; anxiety and pessimism were positively
and significantly correlated. The results as well as their implications are discussed.
A ansiedade em estudantes do ensino superior tem sido estudada, sendo no entanto menos frequentes os estudos que analisem a sua relação com o otimismo disposicional, especialmente em Portugal. Este estudo tem assim como objetivo explorar a relação entre a ansiedade, otimismo e pessimismo em estudantes do ensino superior. A amostra é composta por 177 estudantes de instituições de ensino superior portuguesas, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos (M=22.69 anos; DP= 4.35), que responderam às versões portuguesas do Life Orientation Test – Revised (LOT-R) e da Generalized Anxiety Disorder Scale (GAD-7). Os resultados demonstraram que a média de ansiedade na amostra foi considerada ligeira, embora aproximadamente 38% da amostra relatasse níveis de ansiedade moderados a severos. Em relação ao otimismo disposicional, os participantes relataram maiores níveis de otimismo do que pessimismo. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na ansiedade, otimismo e pessimismo, considerando o género e a faixa etária. Verificou-se uma associação negativa e estatisticamente significativa entre ansiedade e otimismo e uma associação positiva entre ansiedade e pessimismo. Os resultados são discutidos bem como as suas implicações.
A ansiedade em estudantes do ensino superior tem sido estudada, sendo no entanto menos frequentes os estudos que analisem a sua relação com o otimismo disposicional, especialmente em Portugal. Este estudo tem assim como objetivo explorar a relação entre a ansiedade, otimismo e pessimismo em estudantes do ensino superior. A amostra é composta por 177 estudantes de instituições de ensino superior portuguesas, com idades compreendidas entre os 18 e os 39 anos (M=22.69 anos; DP= 4.35), que responderam às versões portuguesas do Life Orientation Test – Revised (LOT-R) e da Generalized Anxiety Disorder Scale (GAD-7). Os resultados demonstraram que a média de ansiedade na amostra foi considerada ligeira, embora aproximadamente 38% da amostra relatasse níveis de ansiedade moderados a severos. Em relação ao otimismo disposicional, os participantes relataram maiores níveis de otimismo do que pessimismo. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na ansiedade, otimismo e pessimismo, considerando o género e a faixa etária. Verificou-se uma associação negativa e estatisticamente significativa entre ansiedade e otimismo e uma associação positiva entre ansiedade e pessimismo. Os resultados são discutidos bem como as suas implicações.
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Keywords
Ansiedade Ensino Superior Estudantes Otimismo Pessimismo