Repository logo
 
Publication

Conteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018

dc.contributor.authorCanavilhas, João
dc.contributor.authorBittencourt, Maíra
dc.contributor.authorAndrade, Marco Antônio Augusto de
dc.date.accessioned2020-01-10T10:33:22Z
dc.date.available2020-01-10T10:33:22Z
dc.date.issued2019-12-30
dc.description.abstractNeste trabalho coletamos e analisamos conteúdos manipulados com o objetivo de se tornarem virais no Facebook e, dessa forma, influenciarem a opinião pública durante o período pré-eleitoral no Brasil. Ao longo de 2017, foram recolhidos os posts de 10 páginas do Facebook de organizações brasileiras conotadas com a produção de notícias falsas ou manipuladas, tendo sido selecionadas 50 publicações que correspondem às mais partilhadas em cada uma das páginas. Os resultados permitem verificar que os posts com mais compartilhamento têm algumas características comuns em três quesitos: formato de conteúdo, estratégia de linguagem e fonte de informação. Foram também identificados em textos, vídeos e fotografias, formatos habitualmente usados com esta finalidade de propagação, o recurso às frases de impacto, a utilização descontextualizada de figuras públicas comentando fatos políticos e a abordagem sensacionalista.pt_PT
dc.description.abstractFor this paper we collected and analyzed manipulated content intended to go viral on Facebook and thus influence public opinion during the pre-election period in Brazil. Posts from 10 Facebook pages were collected over the course of 2017 from Brazilian organizations known to have produced false or manipulated news; we selected a total of 50 of the most-shared posts from those pages. The results showed that the posts receiving the most shares have three characteristics in common: content format, language strategy and information source. Impact phrases, public figures commenting on political facts out of context, and the sensationalist approach were all resources identified in texts, videos and photographs; formats which are commonly used for propagation purposes.pt_PT
dc.description.abstractEn este documento recopilamos y analizamos contenido manipulado para volverse viral en Facebook y así influir en la opinión pública durante el período preelectoral en Brasil. A lo largo de 2017, se recogieron 10 publicaciones de páginas de Facebook de organizaciones brasileñas relacionadas con la producción de noticias falsas o manipuladas, y se seleccionaron 50 publicaciones que corresponden a la mayor cantidad de publicaciones compartidas en cada página. Los resultados permiten verificar que las publicaciones que comparten más tienen algunas características comunes en tres aspectos: formato de contenido, estrategia de lenguaje y fuente de información. También se identificó en textos, videos y fotografías, formatos comúnmente utilizados para este propósito de propagación, el uso de oraciones de impacto, el uso descontextualizado de figuras públicas que comentan hechos políticos y el enfoque sensacionalista.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCanavilhas, J.; Bittencourt, M.; Andrade, M.A.A.; (2019). Conteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018. Brazilian Journalism Research, Vol. 15 - N. 3, pp. 598-625pt_PT
dc.identifier.doi10.25200/BJR.v15n3.2019.1171pt_PT
dc.identifier.issn1981-9854
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/8193
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1171pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectNotícias falsaspt_PT
dc.subjectJornalismopt_PT
dc.subjectConteúdospt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.titleConteúdos virais no Facebook: estudo de caso na pré-campanha das eleições presidenciais brasileiras de 2018pt_PT
dc.title.alternativeViral content on Facebook: a case study on the run-up to the Brazilian 2018 presidential electionspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage625pt_PT
oaire.citation.issue3pt_PT
oaire.citation.startPage598pt_PT
oaire.citation.titleBrazilian Journalism Researchpt_PT
oaire.citation.volume15pt_PT
person.familyNameCanavilhas
person.familyNameBittencourt
person.familyNameAUGUSTO DE ANDRADE
person.givenNameJoão
person.givenNameMaíra
person.givenNameMARCO ANTONIO
person.identifier.ciencia-id7810-6698-C3E8
person.identifier.orcid0000-0002-2394-5264
person.identifier.orcid0000-0002-5812-1839
person.identifier.orcid0000-0002-6115-6805
person.identifier.ridB-7992-2011
person.identifier.scopus-author-id37060317500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication58322b39-146a-4881-97bc-182603d2843e
relation.isAuthorOfPublication35b91319-938f-4a18-8cd2-aed6c33d3bcc
relation.isAuthorOfPublicationab29a740-ae59-42f3-b78f-956c9ec82cb9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryab29a740-ae59-42f3-b78f-956c9ec82cb9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2019_ARTIGO_Conteúdos virais no FB.pdf
Size:
590.5 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: