Publication
Oralidade em contexto de sala de aula de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Espanhol
| dc.contributor.advisor | Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida | |
| dc.contributor.author | Gueidão, Elisabete Maria Ferreira | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-14T10:24:54Z | |
| dc.date.available | 2014-07-14T10:24:54Z | |
| dc.date.issued | 2011-10 | |
| dc.description.abstract | A atribuição de um valor à linguagem vem de muito longe, existindo uma relação estreita entre o Homem e o Poder, proveniente do uso correcto da Linguagem, concretamente pela maneira de falar. Veja-se no caso dos povos gregos e romanos a importância da ars dicendi, ao cultivarem a oratória. A tónica na aprendizagem e domínio da língua falada, particularmente na Língua Materna, é fulcral também hoje em dia. Na verdade, na actualidade, é um dado evidente que a língua constitui o principal sistema de comunicação entre as pessoas, e o desenvolvimento das sociedades tem mostrado, cada vez mais, a necessidade de o Homem se constituir como um verdadeiro e perfeito comunicador, sobretudo na oralidade. Saber falar e saber comunicar, tornam-se competências requisitadas na maior parte das profissões actuais. É pela oralidade que, no dia-a-dia, nos relacionamos com os nossos pares, que interagimos no mundo social a que pertencemos e, acima de tudo, que nos impomos pela nossa argumentação, pela defesa das nossas ideias, dos nossos pontos de vista. Para que o aluno tenha o domínio da oralidade, defende-se um treino e uma aprendizagem desta competência comunicativa em contexto de sala de aula, pois é pela prática que os discentes apreendem as técnicas de uma exposição oral correcta, produzindo um discurso coerente, recorrendo a todos os elementos que fazem parte da oralidade. O professor deve conferir importância a este treino e responsabilizar o aluno pela sua própria aprendizagem, dando-lhe a oportunidade de intervir sobre o que aprende e o modo como aprende desenvolvendo, assim, a sua autonomia e ajudando a criar a sua própria «linguagem». Neste relatório, dá-se conta e algumas teorias que defende o uso da oralidade em contexto de sala de aula e da reflexão feita em torno do treino da oralidade nas aulas de Línguas, durante o ano lectivo de 2010-2011. Finalmente, são apresentados algumas estratégias e materiais para treino desta competência nas Línguas Materna (Português) e Estrangeira (Espanhol). | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2026 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Ensino língua portuguesa | por |
| dc.subject | Ensino língua espanhola | por |
| dc.title | Oralidade em contexto de sala de aula de Língua Portuguesa e de Língua Estrangeira Espanhol | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 6
No Thumbnail Available
- Name:
- Capa e índice da tese.pdf
- Size:
- 734.82 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Capa
No Thumbnail Available
- Name:
- Parte I da tese.pdf
- Size:
- 335.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Dissertaçã_1
No Thumbnail Available
- Name:
- Parte II da tese.pdf
- Size:
- 941.75 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Dissertação_2
No Thumbnail Available
- Name:
- Considerações finais.pdf
- Size:
- 154.41 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Dissertação_3
No Thumbnail Available
- Name:
- Bibliografia da tese.pdf
- Size:
- 723.97 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
- Dissertação_4
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
