Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Aplicação de um programa de treino de resistência e força em contexto escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10124_23055.pdf2.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório pedagógico pretende expor todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio no Agrupamento de Escolas João franco do Fundão durante o ano letivo de 2022/2023. O principal o objetivo foi a lecionação de uma turma de 11º ano no qual o tutor era o principal responsável. Ao longo deste processo houve ainda espaço para a participação e organização de outras atividades dentro da comunidade escolar. No que diz respeito á organização o relatório é composto por duas partes, a primeira, referente ao estágio pedagógico, onde se aborda todas as atividades, dificuldades e aprendizagens vividas durante o ano letivo. A segunda parte é referente á investigação efetuada em contexto escolar, onde o principal objetivo foi perceber se um programa de treino em circuito apresentaria melhorias nos testes de aptidão física aplicados através da bateria testes FIT escola na turma de 11º ano. Este programa foi aplicado durante 10 semanas, no início das aulas de 90 minutos, que ocorria uma vez por semana e era composto por 6 exercícios, sendo que cada uma um deles tinha a duração de 60 segundos e tempo de pausa de 30 segundos entre os mesmos. A avaliação inicial foi feita no final do 1º período, sendo que a intervenção decorreu ao longo do 2º período e terminou com a aplicação novamente dos testes no final do 2º período. Relativamente aos resultados foi possível constatar que existiu uma tendência de evolução positiva na maioria dos valores dos testes realizados.
This pedagogical report intends to expose all the work developed during the internship at the João Franco do Fundão School Group during the 2022/2023 school year. The main objective was teaching an 11th grade class in which the tutor was primarily responsible. Throughout this process, there was still room for the participation and organization of other activities within the school community. With regard to organization, the report consists of two parts, the first, referring to the pedagogical internship, which addresses all activities, difficulties and learning experienced during the school year. In a second part, the investigation is approached, where the main objective was to understand if a circuit training program would present improvements in the physical fitness tests applied in FitEscola, in an 11th grade class. This program was applied for 10 weeks, at the beginning of the 90-minute classes, which took place once a week and consisted of 6 exercises, each of which lasted 60 seconds and a 30-second break between exercises. same. The initial assessment was carried out at the end of the 1st period, and the intervention took place over the 2nd period and ended with the application of the tests again at the end of the 2nd period. Regarding the results, it was possible to verify that there was a trend of positive evolution in most of the values of the tests performed.

Description

Keywords

Educação Física Estágio Pedagógico Intervenção Pedagógica Lecionação Planeamento

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue