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Envolvimento Dramático em Videojogos

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Jogos Digitaispor
dc.contributor.advisorMerino, Francisco Alexandre Lopes Figueiredo
dc.contributor.authorTomé, Filipe Pinheiro
dc.date.accessioned2020-12-22T14:53:32Z
dc.date.available2020-12-22T14:53:32Z
dc.date.issued2020-10-29
dc.date.submitted2020-09-21
dc.description.abstractNos dias de hoje, a área da Narrativa em videojogos tem vindo a ganhar exponencialmente mais importância no seu processo criativo. Existem múltiplas histórias que têm a capacidade de criar um vínculo emocional entre o jogador e as personagens nesse mundo narrativo. Contudo, existem inúmeras histórias de diferentes géneros que podem criar este vínculo. Para compreendermos melhor este processo, decidimos analisar múltiplas áreas de estudo tais como: Psicologia, Filosofia, Ludologia e Narratologia. Com esta análise, decidimos delimitar-nos à área da Narratologia para estudarmos este envolvimento dramático. Para confirmar a criação deste vínculo a partir destes componentes narrativos, decidimos analisar a missão Family Matters do videojogo: The Witcher 3: The Wild Hunt (2015). Esta análise, permitiu-nos a criação de dois inquéritos, um em português e outro em inglês. Estes inquéritos foram publicados on-line em diferentes redes sociais. O nosso objetivo era alcançarmos o maior número de pessoas possível para analisar este envolvimento dramático. Conseguimos obter um total de 430 respostas, onde conseguimos identificar os componentes narrativos que levaram a maior parte dos jogadores a criarem este vínculo emocional com as personagens. Apesar da maioria dos jogadores terem estabelecido este vínculo, houve uma minoria que não sentiu empatia com estas personagens. Concluindo, acreditamos que com um estudo mais concreto à área da psicologia e as suas teorias de attachment conseguimos compreender melhor este vínculopor
dc.description.abstractIn today's world, narrative in videogames has been growing significantly in importance. There are a lot of stories with different genres that can create emotional attachment between the player and the characters of that narrative world. To understand this process, we decided to research different scientific areas such as: Psychology, Philosophy, Ludology and Narratology. With this analysis, we decided to solely research the narrative aspects than can create this bond. To investigate the creation of this emotional attachment, we decided to analyze the mission Family Matters from the videogame The Witcher 3: The Wild Hunt (2015). This analysis led us to create two inquiries one in Portuguese and another in English. These inquiries were shared throughout the social media. Our goal was to reach the maximum number of people possible to analyze emotional attachment. We managed to get 430 responses, and with that we managed to identify the narrative components that led the players to create emotional attachment with the characters. Even though most of the players managed to have this emotional attachment with the characters, there was a minority that did not. In conclusion, we believe that if we study attachment theories from Psychology, we will manage to get a better understanding of emotional attachment between the players and the characters.eng
dc.identifier.tid202560570
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10863
dc.language.isoporpor
dc.subjectEmpatiapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectVínculo Emocionalpor
dc.titleEnvolvimento Dramático em Videojogospor
dc.title.alternativeA Ligação Emocional entre Jogador e Personagens em The Witcher 3: The Wild Huntpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitaispor

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