Repository logo
 
Publication

Arganil estrangeira: identificar e debater a comunidade através do cinema

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Cinemapor
dc.contributor.advisorPenafria, Manuela Maria Fernandes
dc.contributor.authorGonçalves, Cátia Diogo
dc.date.accessioned2023-11-15T12:07:47Z
dc.date.available2023-11-15T12:07:47Z
dc.date.issued2023-07-10
dc.date.submitted2023-06-12
dc.description.abstractAtravés da análise e comparação de filmes rodados no concelho de Arganil entre 1973 e 2022, procura-se entender como Arganil é representada no cinema e identificar a comunidade de cinema existente. Tendo por base as noções de corpus e de comunidade inoperada desenvolvidas por Jean-Luc Nancy, e o conceito de comunidade de cinema apresentado por César Guimarães, pretende-se debater como as narrativas, os cenários e os personagens produziram imagens que possibilitam um futuro reencontro com a comunidade, mas também, qual é a Arganil representada nos filmes, quais são as suas imagens e de que falam. A fratura (entre a imagem do contato e a imagem atual), a partida (gerando um espaçamento de tempo em que o corpo já não está onde estava) e o ser estrangeiro tornam-se ideias chave na intenção de obter a carnação e a multiplicidade da comunidade de cinema interpretada a partir dos exemplos fílmicos trabalhados, permitindo a reflexão entre o eu (Arganil) e o mundo (cinema).por
dc.description.abstractThrough analysis and comparison of the films produced in Arganil's county between 1973 and 2022, we seek to understand how Arganil is represented in cinema and to identify the existing community of cinema. Connected with corpus and the inoperative community notions advanced by Jean-Luc Nancy, and the concept of community of cinema presented by César Guimarães, the aim is to discuss how the narratives, the sceneries and the characters formed images that enable a future reencounter with the community, but also, what Arganil is present at the movies, which are its images and what they say. The fracture (between contact picture and current picture), the departure (originating a time spacing where the body is not where it was) and the foreigner become keywords with the intention of obtaining the carnation and the plurality of the community of cinema supported by the analysed film examples, allowing the reflection between the I (Arganil) and the world (cinema).eng
dc.identifier.tid203382951
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13688
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectArganilpor
dc.subjectComunidade de Cinemapor
dc.subjectComunidade Inoperadapor
dc.subjectEstrangeirapor
dc.subjectLugarpor
dc.titleArganil estrangeira: identificar e debater a comunidade através do cinemapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Cinemapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9835_21271.pdf
Size:
6.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format