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Desenvolver competĂȘncias a brincar: as competĂȘncias promovidas pelas brincadeiras e jogos de criança
dc.contributor.advisor | Loureiro, Manuel Joaquim da Silva | |
dc.contributor.author | Vaz, Ilda da Conceição Alves | |
dc.date.accessioned | 2014-11-10T19:18:51Z | |
dc.date.available | 2014-11-10T19:18:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | A presente investigação procura contribuir para a compreensĂŁo da importĂąncia das brincadeiras e dos jogos tradicionais na vida das crianças em idade escolar. Entendemos que se trata de um estudo complexo, pois queremos dar a conhecer a multicultura que lhe estĂĄ associada, privilegiando a perspetiva de estudos e recolhas no Ăąmbito das tradiçÔes e do folclore do nosso paĂs. Os atores envolvidos neste processo sĂŁo as crianças que frequentam o Projeto Escola Infantil de Folclore na vila da Boidobra. A metodologia adotada foi essencialmente qualitativa de corte descritivo, aplicando inquĂ©ritos por questionĂĄrio Ă s crianças intervenientes neste mesmo projeto, respetivos pais, e inquĂ©ritos por entrevista apoiada num formulĂĄrio semiestruturado a agentes educativos externos ao projeto. ApĂłs a elaboração do trabalho, conclui-se que as mudanças ocorridas ao nĂvel social, polĂtico e econĂłmico tĂȘm provocado profundas alteraçÔes na vida das crianças, contribuindo para a perda de muitas tradiçÔes, assim como alguns valores mais profundos. Neste domĂnio da brincadeira e jogo da criança no Ăąmbito do tradicional, as conclusĂ”es mostram que Ă© possĂvel aperfeiçoarmos o desempenho e as competĂȘncias, proporcionando Ă s crianças momentos de prazer, para que as consigam pĂŽr em prĂĄtica livremente. As competĂȘncias que estas crianças desenvolveram traduzem-se num maior aprofundamento do conhecimento das tradiçÔes do povo portuguĂȘs de transmissĂŁo oral, nomeadamente: provĂ©rbios; adivinhas; jogos bailados com a dança e mĂșsica que lhes estĂŁo associados; lengalengas; bem como a construção de brinquedos. | por |
dc.description.abstract | This research intends to contribute to the understanding of the plays and traditional gamesâ importance in childrenâs life. We think that it is a complex study, since we want to show the multi-cultural background attached to it, stressing the research and collections in the field of traditions and folklore in our country. The agents involved in this process are the children who attend the Project âChildrenâs Folklore Schoolâ in the town of Boidobra. The methodology adopted was essentially qualitative and descriptive, by applying questionnaire surveys to the children in this project, as well as to their parents, and by conducting a semistructured interview to several educational agents unconnected with the project. After the elaboration of the work, we conclude that social, political and economic changes have caused big alterations in childrenâs life, contributing to the loss of a vast number of traditions, as well as some deeper values. In the field of childrenâs plays and games within the sphere of traditions, it is possible to improve the performances and competences, by offering children moments of pleasure, so that they may implement them freely. The competences developed by these children turn into a deeper knowledge of the Portuguese peopleâs traditions of oral transmission, such as: proverbs; riddles; danced games along with the linked dance and music; traditional stories; as well as toy construction. | |
dc.identifier.tid | 201276909 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2600 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Desenvolvimento de competĂȘncias | por |
dc.title | Desenvolver competĂȘncias a brincar: as competĂȘncias promovidas pelas brincadeiras e jogos de criança | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | SupervisĂŁo PedagĂłgica | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Supervisão Pedagógica | por |