Repository logo
 
Publication

Contributos para uma Redefinição do Conceito de Interlíngua: Aplicações à Aquisição e Aprendizagem do Português e do Espanhol

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.authorQueirós, Inês Clara Ferreira
dc.date.accessioned2024-05-10T14:40:21Z
dc.date.available2024-05-10T14:40:21Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.date.submitted2023-10-09
dc.description.abstractEste Relatório investiga a noção de interlíngua e os seus reflexos na produção escrita de alunos do 8º ano. O objetivo principal é analisar os erros gramaticais cometidos por estes alunos, procurando compreender as características e alguns padrões encontrados. A pesquisa baseia-se na recolha de textos escritos pelos estudantes, nos quais foram identificados e categorizados os erros em diferentes níveis gramaticais, nomeadamente no âmbito da morfologia, da sintaxe e da pontuação. Acresce que foram estabelecidas perguntas de pesquisa para orientar a investigação, como: (i) quais são os principais erros gramaticais encontrados nos textos dos alunos?; (ii) existe alguma relação entre os erros e o estádio de desenvolvimento da interlíngua em que se encontram?; (iii) esses erros podem ser explicados por interferência com a língua materna? A análise dos dados revelou padrões recorrentes de erros gramaticais, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso correto da língua alvo. Verificou-se que os erros ocorrem em diferentes aspetos gramaticais, como a concordância verbal, o uso de tempos verbais, pronomes e vocabulário. A consciencialização dos alunos sobre esses erros e a aplicação de estratégias cognitivas e metacognitivas foram consideradas importantes para a superação das dificuldades. Outro aspeto investigado foi o impacto do feedback corretivo personalizado na melhoria das habilidades gramaticais dos alunos. Verificou-se que o referido feedback individualizado, fornecido de forma contextualizada e construtiva, desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem da língua alvo, auxiliando na identificação e correção dos erros. Assim, para compreendermos a interlíngua e a sua influência na produção escrita dos alunos do 8º ano, foi fundamental analisar os erros gramaticais cometidos neste nível de aprendizagem e fazer uma pesquisa sólida, fundamentada e rigorosa sobre a interlíngua. Por isso, a primeira parte deste Relatório é uma investigação teórica sobre este conceito e sobre os processos que fazem parte da interlíngua. Refiro, ainda, algumas investigações/teorias que me pareceram importantes abordar. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão da interlíngua e para os seus reflexos nos erros gramaticais dos alunos do 8º ano. Propõe-se que as estratégias pedagógicas sejam focadas na consciencialização dos erros, no feedback personalizado e na promoção da prática intensiva da língua alvo, a fim de facilitarem o desenvolvimento das habilidades gramaticais e o aprimoramento da produção escrita dos alunos.por
dc.description.abstractEste Informe investiga la noción de interlingua y sus reflejos en la producción escrita de alumnos de 8º grado. El objetivo principal es analizar los errores gramaticales cometidos por estos estudiantes, buscando comprender las características y algunos patrones encontrados. La investigación se basa en la recopilación de textos escritos por los estudiantes, en los que se han identificado y categorizado los errores en diferentes niveles gramaticales, en particular en el ámbito de la morfología, la sintaxis y la puntuación. Además, se establecieron preguntas de investigación para orientar la investigación, como: (i) ¿cuáles son los principales errores gramaticales encontrados en los textos de los alumnos? ; (ii) ¿existe alguna relación entre los errores y la fase de desarrollo de la interlingua en que se encuentran? ; (iii) ¿pueden explicarse estos errores por interferencia con la lengua materna?. El análisis de los datos reveló patrones recurrentes de errores gramaticales, destacando las principales dificultades enfrentadas por los alumnos en el uso correcto de la lengua objetivo. Se encontró que los errores ocurren en diferentes aspectos gramaticales, como la concordancia verbal, el uso de tiempos verbales, pronombres y vocabulario. La concienciación de los alumnos sobre estos errores y la aplicación de estrategias cognitivas y metacognitivas fueron consideradas importantes para la superación de las dificultades. Otro aspecto investigado fue el impacto de la retroalimentación correctiva personalizada en la mejora de las habilidades gramaticales de los estudiantes. Se verificó que el referido feedback individualizado, proporcionado de forma contextualizada y constructiva, desempeña un papel fundamental en el proceso de aprendizaje de la lengua objetivo, auxiliando en la identificación y corrección de los errores. Así, para comprender la interlingua y su influencia en la producción escrita de los alumnos de 8º grado, fue fundamental analizar los errores gramaticales cometidos en este nivel de aprendizaje y hacer una investigación sólida, fundamentada y rigurosa sobre la interlingua. Por ello, la primera parte de este Informe es una investigación teórica sobre este concepto y sobre los procesos que forman parte de la interlingua. Me refiero también a algunas investigaciones/teorías que me han parecido importantes abordar. Finalmente, esta investigación contribuye a la comprensión de la interlingua y a sus reflejos en los errores gramaticales de los alumnos del 8º grado. Se propone que las estrategias pedagógicas se centren en la concienciación de los errores, en la retroalimentación personalizada y en la promoción de la práctica intensiva de la lengua objetivo, a fin de facilitar el desarrollo de las habilidades gramaticales y el perfeccionamiento de la producción escrita de los alumnos.spa
dc.identifier.tid203598970
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14407
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAnálise de Errospor
dc.subjectInterlínguapor
dc.subjectLíngua Alvopor
dc.subjectProdução Escritapor
dc.titleContributos para uma Redefinição do Conceito de Interlíngua: Aplicações à Aquisição e Aprendizagem do Português e do Espanholpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10038_23617.pdf
Size:
2.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format