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- Contributos para uma Redefinição do Conceito de Interlíngua: Aplicações à Aquisição e Aprendizagem do Português e do EspanholPublication . Queirós, Inês Clara Ferreira; Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosEste Relatório investiga a noção de interlíngua e os seus reflexos na produção escrita de alunos do 8º ano. O objetivo principal é analisar os erros gramaticais cometidos por estes alunos, procurando compreender as características e alguns padrões encontrados. A pesquisa baseia-se na recolha de textos escritos pelos estudantes, nos quais foram identificados e categorizados os erros em diferentes níveis gramaticais, nomeadamente no âmbito da morfologia, da sintaxe e da pontuação. Acresce que foram estabelecidas perguntas de pesquisa para orientar a investigação, como: (i) quais são os principais erros gramaticais encontrados nos textos dos alunos?; (ii) existe alguma relação entre os erros e o estádio de desenvolvimento da interlíngua em que se encontram?; (iii) esses erros podem ser explicados por interferência com a língua materna? A análise dos dados revelou padrões recorrentes de erros gramaticais, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no uso correto da língua alvo. Verificou-se que os erros ocorrem em diferentes aspetos gramaticais, como a concordância verbal, o uso de tempos verbais, pronomes e vocabulário. A consciencialização dos alunos sobre esses erros e a aplicação de estratégias cognitivas e metacognitivas foram consideradas importantes para a superação das dificuldades. Outro aspeto investigado foi o impacto do feedback corretivo personalizado na melhoria das habilidades gramaticais dos alunos. Verificou-se que o referido feedback individualizado, fornecido de forma contextualizada e construtiva, desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem da língua alvo, auxiliando na identificação e correção dos erros. Assim, para compreendermos a interlíngua e a sua influência na produção escrita dos alunos do 8º ano, foi fundamental analisar os erros gramaticais cometidos neste nível de aprendizagem e fazer uma pesquisa sólida, fundamentada e rigorosa sobre a interlíngua. Por isso, a primeira parte deste Relatório é uma investigação teórica sobre este conceito e sobre os processos que fazem parte da interlíngua. Refiro, ainda, algumas investigações/teorias que me pareceram importantes abordar. Por fim, esta pesquisa contribui para a compreensão da interlíngua e para os seus reflexos nos erros gramaticais dos alunos do 8º ano. Propõe-se que as estratégias pedagógicas sejam focadas na consciencialização dos erros, no feedback personalizado e na promoção da prática intensiva da língua alvo, a fim de facilitarem o desenvolvimento das habilidades gramaticais e o aprimoramento da produção escrita dos alunos.
- Comunidades de Energia Renovável Proposta de um Algoritmo de Gestão para Trocas de EnergiaPublication . Bimba, Nuno Miguel Martins; Calado, Maria do Rosario AlvesO aumento da demanda por energia, juntamente com a crescente preocupação com as mudanças climáticas, tem gerado um interesse crescente em fontes de energia renovável e comunidades energéticas como uma forma de descentralizar a geração de energia. A gestão de uma comunidade de energia renovável com acesso a um sistema central de armazenamento requer algoritmos que assegurem uma distribuição e armazenamento eficiente e equitativo da energia. Nesta dissertação, propomos um novo algoritmo para gerir comunidades de energia que contam com um sistema central de armazenamento de energia. O nosso objetivo é demonstrar a eficácia deste algoritmo na redução dos custos de energia e na promoção do uso sustentável de energia numa comunidade de energia simulada. O algoritmo foi aplicado a um estudo de caso envolvendo uma comunidade de energia renovável composta por dez residências distintas, algumas produtoras e outras apenas consumidoras de energia, e um sistema de armazenamento central. Os resultados indicaram que o algoritmo foi eficaz na redução dos custos de energia na maioria dos casos, além de promover o uso sustentável de energia na referida comunidade, como previsto nos objetivos propostos. Como sugestão para futuras pesquisas, recomendamos a continuação do estudo de comunidades de energia renovável. Essa pesquisa deve incluir comunidades com composições diversas, fazendo uso de diferentes fontes de energia, bem como edifícios com funções variadas, tais como escolas, bibliotecas e tribunais, a fim de produzir cenários mais realistas e abrangentes.
- Estudo do consumo energético de veículos elétricos: Comparação com veículos convencionaisPublication . Martins, Duarte Filipe Silva; Calado, Maria do Rosario AlvesNos dias de hoje, temos várias opções de veículos para as circulações diárias da população. A opção mais comum é a utilização de veículos movidos a combustíveis com origem fóssil. Com o avanço da tecnologia, há uns anos atrás, apareceu a hipótese da utilização de veículos elétricos. São muitos os aspetos diferenciadores entre estes dois tipos de veículos, como, por exemplo, os custos de aquisição das viaturas, custos de viagem, impostos e poluição. No presente trabalho, foi realizada uma simulação no Simulink, onde foi simulado, observado e analisado o comportamento do veículo elétrico para três tipos de percursos e condução: em cidade, em estrada nacional/itinerário complementar e em autoestrada. Seguidamente, foram analisados três automóveis elétricos (Renault Zoe, Audi Q4 etron e Tesla Model 3 Performance) e procedeu-se ao cálculo das despesas de viagem, realizando-se uma comparação com outros três veículos convencionais (Renault Clio, Audi Q8 e BMW 530d).
- A Cidade e a Água: Paradigma de um Futuro UtópicoPublication . Gonçalves, Ana Filipa Figueiredo; Rosa, Edite Maria Figueiredo eA água, a protagonista da vida humana, está presente na história da cidade desde o início dos tempos, a conexão da água e a cidade é marcada pelos rios e pelos mares. O homem sempre teve a necessidade de viver em zonas perto de água. Nos dias de hoje, esta interligação tende a ser rompida, dado que o problema das alterações climáticas estão a provocar a subida do nível médio do mar, a destruição da costa marítima e a frequente inundação de zonas de limite entre a terra e a água. A arquitetura em resposta ao estudo desta temática explora a imaginação, através da utopia, que leva ao caminho onde o real e o imaginário se ligam. No capítulo do Passado é exposto aquilo que já foi criado, no capítulo do Presente encontram-se as problemáticas e as soluções para o futuro. No capítulo do Futuro estabelece-se um paradigma do cenário entre a utopia da água e a arquitetura. Nesta linha temporal, o habitar foi acompanhando as necessidades e métodos construtivos da evolução da cidade, uma vez que a forte ligação com a paisagem, na qual a água é um elemento fundador e um desafio para a Arquitetura em termos construtivos. Podemos definir a água como um elemento arquitetónico que permite dar valores poéticos aos espaços arquitetónicos, estabelecendo-lhe uma harmonia e equilíbrio. A construção na água, transporta-nos a um lugar imaginário. A ligação da água com a arquitetura desenvolve o pensamento das cidades e o seu futuro no solucionar das vulnerabilidades que existem entre a terra e a mar. A cidade litoral de Aveiro, considerada a “Veneza portuguesa”, apresenta ao longo da sua paisagem a Ria de Aveiro que foi alterando a sua morfologia ao longo dos tempos. A cidade apresenta um cenário de ligação do Homem à paisagem nas suas características que enaltecem a cidade, nomeadamente os canais da cidade, a Ria e as salinas. Contudo, Aveiro, atualmente apresenta um risco de ser invadida pelo mar. Os problemas do presente e a imaginação do futuro conduz-nos ao paradigma da utopia no habitar, no sentido de criar uma ligação de simbiose da água com a cidade. O projeto apresentado, é, deste modo, traçado pela linha da água, na continuidade do canal central da cidade que se interliga com o Lago do Paraíso e é a partir da utopia da água. A ligação da cidade à Ria de Aveiro é feita através da morfologia do território local, onde organicamente os espaços vão fluindo e se multiplicando na água. A fragmentação e a dinâmica do espaço criam a simbiose da água, da paisagem e da arquitetura. O habitar no Lago do Paraíso é a forma que permite a conexão da cidade com o Homem e a água. Neste pensamento é criado um paradigma utópico, em que o principal elemento é a água, que incentiva à criação de uma arquitetura flutuante e assim permitir a manutenção da paisagem identitária da cidade.
- Comunicação Estratégica em Cenário Distópico: o caso de "The Hunger Games"Publication . Lopes, Dáldia Djonsa Ferreira Mendes; Sá, Sónia Manuela Martins deA comunicação estratégica é a abordagem investida na criação e implementação de planos de comunicação de vários domínios que ambicionam metas previamente delineadas, refletem os valores da empresa e maximizam a sua relevância. As relações públicas e relações públicas políticas são as principais dirigentes na condução ao intuito desejado, inclusive a prevenção e tratamento de uma crise. A comunicação de crise é empregue de modo a ser compatível com a natureza do episódio gravoso, com os devidos ajustes. E se filmes como os da saga “The Hunger Games” de género distópico, um artifício no qual as normas sociais e culturais sofrem um declívio imposto pelas políticas totalitárias, sustentam o aspeto de perturbação e conflito intrínsecos a uma crise, que implicações têm a comunicação estratégica e a comunicação de crise no predomínio do controlo e censura e na domesticação da sociedade? As amostragens averiguadas através do modelo da análise de conteúdo, no qual a contextualização da história e a sua adaptação ao tema central são justapostas, indicam que a sociedade distópica é alvo de estratégias que consolidam a sua opressão em benefício da hegemonia estatal. Por outro lado, e apesar da predisposição para recear o combate à autoridade, a comunicação estratégica e o manuseio de certos instrumentos influenciam o anseio de insurreição contra o sistema, agravando o cenário de crise. Estes elementos forjam um ciclo de jogadas e contra-jogadas assente na comunicação estratégica.