Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária c/3º ciclo do Fundão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório Estágio Pedagógico_M4273.pdfDocumento principal787.67 KBAdobe PDF Download
Anexo 1.pdfAnexo 1301.22 KBAdobe PDF Download
Anexo 2.pdfAnexo 2347.96 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Capítulo 1 O relatório de estágio que agora apresentamos enumera, descreve e analisa criticamente todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico correspondente ao presente ano letivo e que é parte integrante do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Secundária com 3.ºCiclo do Fundão tendo como orientador de estágio o professor António Belo e orientador de mestrado do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira interior, o Professor Doutor Júlio Martins. O objetivo primordial do estágio, além da aquisição de competências, foi de nos certificar e habilitar para exercermos a atividade docente na área de educação física. No ano letivo 2011/2012 tivemos à nossa responsabilidade a lecionação das turmas 7.ºB, 10.ºCT2 e 11.ºCT1, assim como a leccionação de desporto adaptado (natação) a um aluno do 10.ºLH. Como complemento à leccionação tivemos a responsabilidade de assumir no desporto escolar o grupo equipa de futsal juvenis masculinos e realizarmos, nas diferentes turmas, trabalho relativo às direções de turma. Neste sentido, e após terminar o respetivo ano letivo, julgamos que adquirimos todas as competências necessárias para podermos desempenhar, com sentido de responsabilidade e competência, a função docente para a qual o mestrado nos habilita. Capítulo 2 Este estudo teve como objetivo, caraterizar os hábitos alimentares dos alunos que frequentam o ensino secundário, da Escola Secundária com 3.º ciclo do Fundão e que apresentavam valores de índice de massa corporal (IMC) acima do normal. Este estudo descritivo envolveu uma amostra de 176 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Os resultados indicam-nos que, relativamente ao IMC superior ao normal, 53,9% são do género masculino e 46,1% do género feminino, quanto aos hábitos alimentares a maioria, 46,2%, tem bons hábitos alimentares, 26,9% têm hábitos alimentares não satisfatórios e 26,9% razoáveis. Relativamente aos níveis de atividade física, constatamos que os rapazes apresentam níveis superiores quando comparados com as raparigas. Conclui-se que, os rapazes têm melhores hábitos alimentares, mas também têm tendência para apresentar índices de massa corporal acima do normal. No que respeita às raparigas verificou-se que as que residem em meio urbano têm hábitos alimentares piores do que as que residem no meio rural.
Chapter 1 The probation report which we now present lists, describes and critically analyzes all the work on teaching practice corresponding to the current school year and that is part of the second year course of study leading to the degree of Master of Teaching in Physical Education Teaching Basic and Secondary Education. The stage took place at School 3.º Cylce Fundão having as internship supervisor Professor Antonio Belo and guiding masters of the Department of Sport Sciences, University of Beira Interior, Professor Júlio Martins, PhD. The primary objective of the internship, and skills acquisition, was to make sure and enable teachers to exert activity in physical education. During the school year 2011/2012 we had our responsibility to teaching of classes 7 º B, 10. CT2 and 11 º. º CT1, as well as the teaching of adapted sports (swimming) a class of 10. No LH. As a complement to teaching had a responsibility to the group in school sports team of young futsal male and performing in different classes, work on the directions of the class. In this sense, and after completing the respective school year, we believe we have acquired the skills necessary to be able to play with a sense of responsibility and competence, the teaching function for which the master enables us. Chapter 2 This study aimed to characterize the eating habits of students attending secondary education, Secondary School 3.º Cycle of Fundão and had values of body mass index (BMI) above normal. This descriptive study involved a sample of 176 students, aged between 15 and 20 years. The results show us that for the higher than normal BMI, 53.9% are males and 46.1% of females, regarding eating habits the majority, 46.2%, has good eating habits, 26, 9% have unsatisfactory eating habits and 26.9% reasonable. For physical activity levels, we found that boys have higher levels when compared with girls. It follows that the guys are better eating habits, but also tend to present rates of above normal body weight. Regarding the girls found that those living in urban areas have worse eating habits than those who reside in rural areas.

Description

Keywords

Educação física - Estágio pedagógico Educação física - Planeamento de actividades Educação física - Ensino secundário

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue