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Função Visual e Novas Tecnologias
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências da Visão | por |
dc.contributor.advisor | Nunes, Amélia Maria Monteiro Fernandes | |
dc.contributor.author | Festas, Sara Patrícia Carrilho | |
dc.date.accessioned | 2020-02-21T17:12:18Z | |
dc.date.available | 2020-02-21T17:12:18Z | |
dc.date.issued | 2017-11-3 | |
dc.date.submitted | 2017-10-3 | |
dc.description.abstract | Seja em momentos de estudo como na ocupação de tempos livres, é notório o uso das novas tecnologias. Verifica-se um contacto com estes dispositivos, cada vez mais cedo. Com o uso crescente de dispositivos digitais, cada vez mais os usuários trabalham em ambientes visuais exigentes e desafiadores. Comprova-se uma alteração de estilos de vida, com a aquisição de novos hábitos e comportamentos visuais e posturais, que acarretam algumas consequências na saúde visual. O objetivo deste trabalho é relacionar sinais e sintomas visuais com os hábitos adotados durante o uso de tecnologias digitais, numa população de adolescentes e jovens adultos. Foram realizados rastreios visuais em duas populações distintas: adolescentes do Ensino Básico e jovens adultos do Ensino Universitário. A amostra total é constituída por 285 estudantes com uma média de idades de 18,67±5,54 anos. A população é constituída por 66,67% de estudantes do Ensino Universitário e 33,33% de estudantes do Ensino Básico; 59,6% do sexo feminino e 40,4% do sexo masculino. Estudaram-se sintomas visuais (dores de cabeça, dor nos olhos, ardor nos olhos, olhos vermelhos, lacrimejo excessivo, comichão nos olhos, pálpebras pesadas, visão desfocada, visão dupla, areia nos olhos e intolerância à luz), hábitos adotados (horas diárias passadas a utilizar dispositivos digitais, distância de trabalho, iluminação adequada, pausas periódicas, olhar para objetos distantes durante essas pausas, utilização do computador numa secretária, utilizar dispositivos digitais antes de dormir) e sinais optométricos para inferir sobre qualidade da acuidade visual, visão binocular e acomodação. Com os dados recolhidos, foram realizados testes de correlação e testes de hipóteses, através do programa SPSS. Os resultados demonstraram que 86% da população estudada sente, pelo menos, um sintoma dos questionados; os sintomas tendem a ser mais notórios à medida que os estudantes passam mais horas consecutivas com dispositivos digitais; jovens adultos apresentaram ser mais sintomáticos que adolescentes e tendem a adotar piores hábitos visuo-posturais; tanto os sintomas como os hábitos podem variar significativamente segundo o género; usar dispositivos digitais antes de dormir mostrou ter correlação positiva com a dificuldade em adormecer; alunos com problemas refrativos por compensar mostraram ser aqueles que adotam piores hábitos e que têm mais sintomas. | por |
dc.description.abstract | In both study and leisure time, the use of new technologies is notorious. The use of these devices is happening earlier and earlier in life. With the increasing use of digital devices, more users work in demanding and challenging visual environments. It is verified a change in lifestyles, with new habits and visual and postural behaviors, that carry some consequences in visual health. The purpose of this work is to relate visual signs and symptoms to the habits adopted during the use of digital technologies in a population of adolescents and young adults. Visual screenings were performed in two distinct populations: adolescents and young adults. The total sample consisted of 285 students with a mean age of 18.67 ± 5.54 years. The population is constituted by 66.67% of University students and 33.33% of students of 5th and 6th grade; 59.6% are Female and 40.4% are Male. Studies were conducted on visual symptoms (headache, eye pain, burning eyes, red eyes, excessive tearing, itching of eyes, heavy eyelids, blurred vision, double vision, sand in eyes and intolerance to light), habits adopted (hours of daily use of digital devices, working distance, adequate lighting, periodic breaks, looking at distant objects during breaks, using a computer at a desk, using digital devices at bedtime) and optometric signals to infer about quality of visual acuity, binocular vision and accommodation. With the data collected, correlation tests and hypothesis tests were performed using SPSS software. The results showed that 86% of the studied population has, at least, one of the symptoms questioned; the symptoms tend to be more noticeable as students spend more consecutive hours using digital devices; young adults were more symptomatic than adolescents and tended to adopt worse visual-postural habits; both symptoms and habits can vary significantly by gender; using digital devices at bedtime was positively correlated with difficulty falling asleep; students with uncompensated refractive errors have shown to be those who adopt worse habits and who have more symptoms. | eng |
dc.identifier.tid | 202337669 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9471 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Dispositivos Digitais | por |
dc.subject | Ensino Básico | por |
dc.subject | Ensino Universitário | por |
dc.subject | Função Visual | por |
dc.subject | Hábitos Visuo-Posturais | por |
dc.title | Função Visual e Novas Tecnologias | por |
dc.title.alternative | Relações e Efeitos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Optometria Em Ciências da Visão | por |
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