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Competências literária e literácita na escola do Séc. XXI: dos textos de potencial receção leitora às práticas pedagógicas dos professores

dc.contributor.authorRato, Rosa Maria dos Santos Teixeira
dc.date.accessioned2014-06-11T12:05:41Z
dc.date.available2014-06-11T12:05:41Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractO presente estudo remete para o desenvolvimento de competências literárias e literácitas dos alunos na Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, numa perspetiva de interculturalidade. Assim, baseando-nos num programa de leitura fundamentado na literatura e crendo, em simultâneo, na relação das competências já referidas com a competência em leitura, lecionámos a narrativa Ynari, a menina das cinco tranças, de Ondjaki, recorrendo a aspetos didáticos sustentados pelas autoras Yopp & Yopp (2001), bem como no modelo do Whole Language Approach, explicado mais adiante. Para a intervenção, selecionámos duas turmas do 4º ano de escolaridade, funcionando uma como grupo experimental e a outra como grupo de controlo, produzindo-se materiais específicos, aplicados em situação de sala de aula, com alunos cuja faixa etária se encontra compreendida entre os nove e onze anos. Formuladas as grandes questões, e no sentido de se conhecerem as perceções que os docentes do 1º ciclo têm acerca do referido modelo, aplicou-se um inquérito por questionário, cuja amostra de cento e trinta e quatro docentes foi colhida no distrito de Castelo Branco, mais particularmente em 11 agrupamentos de escolas pertencente aos concelhos de Castelo Branco, Proença –a- Nova, Covilhã e Fundão. O estudo permitiu reconhecer que os docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico não valorizam certos aspetos relacionados com a didática da literatura infantil, proporcionadores de motivação para a leitura e consequente formação de leitores. Na tese, constrói-se, igualmente, um quadro teórico que se pretende não apenas refletido, mas igualmente reflexivo composto por sugestões de leituras, por conceitos relativos às narrativas infantis, e ainda por perspetivas e estudos referentes à formação exigida aos Professores do século XXI. Nesse sentido, recorre-se a autores como Azevedo (2003, 2004, 2006, 2009), Yopp & Yopp (2001), Mendoza Fillola (1999, 2003), Bortolussi (1987), Sanchez Corral (1995, 2001, 2003) e Colomer (1999, 2002) entre outros.por
dc.identifier.tid101294344
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/1837
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade da Beira Interiorpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectPrácticas pedagógicaspor
dc.subjectCompetência literáriapor
dc.subjectCompetência literácitapor
dc.titleCompetências literária e literácita na escola do Séc. XXI: dos textos de potencial receção leitora às práticas pedagógicas dos professorespor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCovilhãpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor

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