Publication
A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino-aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: naturezas, contextos e avaliação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Galinha, Sónia | |
dc.contributor.advisor | Loureiro, Manuel Joaquim da Silva | |
dc.contributor.author | Fonseca, Cátia Margarida Marques da | |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T11:09:13Z | |
dc.date.available | 2019-03-29T11:09:13Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo apresenta como objetivos centrais aferir o autoconceito e a motivação dos alunos em contexto de sala de aula relativamente à área curricular da física e da química ao nível do 3º ciclo de escolaridade e, construir, aplicar, implementar e avaliar um programa de desenvolvimento motivacional de autorrealização, que denominámos Programa para Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização (P-DMAR). A literatura revisitada aponta para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos nos seguintes domínios: matemática, verbal, assuntos escolares, relacionamento com os pares e pais, aparência e física. A consciencialização da relevância e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inúmeros estudos com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu futuro. Considerando que as perceções pessoais conduzem a um comportamento motivado é relevante estudar a motivação e sua interligação com o autoconceito dos alunos. Participaram neste estudo 86 alunos. Foram utilizados dois instrumentos adaptados à população portuguesa: Self-Description Questionnaire - SDQ I de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o Questionário de Motivação Escolar - QME (Cordeiro, 2010). Os questionários foram ministrados a dois grupos em dois momentos distintos. Um grupo experimental constituído por estudantes submetidos ao Programa para Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização P-DMAR, construído para este estudo (Fonseca, Galinha, & Loureiro, 2017b) e um grupo controlo, com características análogas ao grupo anterior exceto no que diz respeito à participação no programa. Os horizontes temporais considerados foram: antes e após a participação no P-DMAR. O P-DMAR procura, relativamente aos alunos, a estimulação de competências pessoais e sociais no domínio das dinâmicas identitárias e motivacionais para a redução de indisciplina e aumento do sucesso académico. Os principais resultados indicaram que: os primeiros estudos (n=10) de construção do P-DMAR demonstraram uma adequação global do P-DMAR aos objetivos a que se propunha; os estudos de avaliação interna on-going (de acompanhamento) e interna ex-post (final) apresentaram níveis elevados de satisfação por parte dos inquiridos (alunos e aplicador). Com base na comparação pré-pós e grupo experimental vs. grupo controlo verifica-se, depois da nossa intervenção, um aumento do autoconceito matemático, autoconceito escolar, autoconceito aparência física, autoconceito social de pares, autoconceito pais e autoconceito global. Verifica-se ainda em relação à variável motivacional, depois da nossa intervenção que houve uma melhoria estatisticamente significativa em todas as 6 dimensões no grupo experimental nas 16 escalas e 69 itens analisados por oposição ao grupo de controlo; a participação no P-DMAR aumentou o conhecimento de si nos sujeitos do grupo experimental; a participação no P-DMAR aumentou a motivação face ao estudo da física e da química nos sujeitos do grupo experimental. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study seeks mainly to assess pupils' self-concept and motivation in the classroom in relation to the curricular area of physics and chemistry in the 3rd school cycle (7th to 9th years). Furthermore, it developed, applied, implemented and assessed a self-fulfilment programme of motivational development, which we called the Programme for Self-fulfilment Motivational Development (P-DMAR). Reviewed literature highlights the importance of studying the self-concept of pupils' skills in the following areas: maths, verbal, school affairs, peer and parent relations, and physical appearance. Awareness of the importance and interlinkage of self-concept with motivation has been conducive to several studies that seek to find ways to involve students voluntarily in school tasks, acknowledging their potential and importance to the students’ future. Considering that self-perception results in motivational behaviour, it is important to study motivation and interlinking with students' self-concept. The sample addressed included 86 pupils. Two tools adjusted to the Portuguese population were used: Self-Description Questionnaire - SDQ I of Marsh (Faria & Fontaine, 1990) and the School Motivation Questionnaire - QME (Cordeiro, 2010). The questionnaires were conducted with two groups at two different times. An experimental group composed of students submitted to the Programme for Self-fulfilment Motivational Development P-DMAR that was developed for this study (Fonseca, Galinha, & Loureiro, 2017b) and a control group, with characteristics similar to the former, except for the participation in the programme. The timeframes considered were before and after participation in the P-DMAR. The P-DMAR seeks to foster pupils' personal and social skills in the area of identity and motivational dynamics for reducing indiscipline and increasing school achievement. The key results suggest that: the first studies (n=10) for the development of the P-DMAR demonstrated the overall adjustment of the P-DMAR to the objectives set; the on-going internal assessment studies and ex-post internal studies presented two levels of satisfaction of the respondents (pupils and enforcer). Comparing the pre-post and experimental group vs. the control group, following our intervention we see an increase in mathematical self-concept, school self-concept, physical appearance self-concept, social peer self-concept, the self-concept of parents, and overall self-concept. Concerning the motivational variable, it was further seen that after our contribution all 6 dimensions of the experimental group showed a statistically significant improvement on the 16 scales and 69 items analysed, versus the control group; by participating in the P-DMAR the subjects of the experimental group improved the understanding of themselves; participating in the P-DMAR improved motivation of the subjects of the experimental group in the study of physics and chemistry. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101507224 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/6963 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Indisciplina | pt_PT |
dc.subject | Autoconceito | pt_PT |
dc.subject | Motivação escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino da física e química | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.title | A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino-aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: naturezas, contextos e avaliação | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese_Doutoramento_CatiaFonseca_final_dez_2018.pdf
- Size:
- 5.08 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: