Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.36 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente dissertação encontra-se dividida em três capítulos, sendo o primeiro referente à investigação desenvolvida, o segundo ao estágio em Farmácia Hopitalar e o terceiro ao estágio em Farmácia Comunitária.
O primeiro capítulo visa a investigação das interações medicamentosas com agentes antineoplásicos num contexto hospitalar. Os doentes oncológicos têm um grande risco de sofrerem interações medicamentosas devido ao elevado número de fármacos necessários para tratar a sua patologia, incluindo agentes antitumorais e terapia de suporte. Surge então a necessidade da criação de uma base de dados que será integrada no sistema de deteção automático de interações medicamentosas do Centro Hospitalar Cova da Beira, E.P.E. A base de dados foi elaborada com base nas interações medicamentosas existentes entre alguns dos antineoplásicos administrados neste hospital, nomeadamente fluorouracilo, ciclofosfamida, hidroxiureia, bevacizumab, megestrol, leuprorrelina, anastrozol, letrozol e bicalutamida, e outros fármacos com Autorização de Introdução no Mercado em Portugal. A pesquisa das interações farmacológicas fundamentou-se na consulta do Resumo das Características do Medicamento dos antineoplásicos nomeados anteriormente, na enciclopédia online Drugs.com, Epocrates© online, Medscape online e no manual Stockley’s Drug Interactions 2015 pocket companion. A pesquisa foi feita de forma a serem selecionadas as interações farmacológicas com maior relevância clínica. No geral, as interações com antineoplásicos envolveram principalmente o metabolismo hepático via citocromo P450, a inibição de enzimas, a toxicidade aditiva, competição pela mesma enzima metabolizadora, antagonismo da ação terapêutica e o deslocamento de proteínas plasmáticas. Com a melhoria contínua do nosso conhecimento relativo aos mecanismos de interação e o contributo adicional de fatores dos doentes (p. ex., genética, género), os riscos associados a estas interações podem ser melhor previstas, avaliadas e geridas para reduzir a frequência de efeitos adversos clinicamente relevantes. A criação de bases de dados que serão introduzidas no sistema informático de um hospital pode ajudar os médicos a reconhecer e prevenir interações medicamentosas potencialmente perigosas na prática clínica.
O segundo capítulo descreve o estágio curricular em Farmácia Hospitalar, que decorreu nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Cova da Beira, no período de 26 de janeiro a 21 de março de 2016. O estágio foi orientado pela Prof.a Olímpia Fonseca e pela restante equipa dos Serviços Farmacêuticos. São descritas as atividades que acompanhei e participei, bem como os conhecimentos que adquiri.
O terceiro capítulo descreve o estágio curricular em Farmácia Comunitária, que decorreu em três farmácias do grupo Holon, a Farmácia Diamantino, a Farmácia Holon Covilhã e a Farmácia Pedroso, no período de 22 de março a 13 de junho. O estágio foi orientado pela Dra. Rita Cruz e pela restante equipa das três farmácias. Este capítulo descreve as tarefas desenvolvidas por um farmacêutico comunitário e outras atividades associadas à Farmácia Comunitária.
Description
Keywords
Antineoplásicos Cancro Farmácia Comunitária Farmácia Hospitalar Interações Medicamentosas