Publication
Microcarros Portugueses: Uma perspetiva histórica contextualizada do seu design e um olhar para o futuro
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Design Industrial Tecnológico | por |
dc.contributor.advisor | Monteiro, João Manuel Milheiro Caldas Paiva | |
dc.contributor.advisor | Baptista, Júlio Londrim de Sousa Cruz | |
dc.contributor.author | Santos, João David Cameira dos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T11:26:30Z | |
dc.date.available | 2025-02-27T11:26:30Z | |
dc.date.issued | 2024-10-30 | |
dc.date.submitted | 2024-09-06 | |
dc.description.abstract | A evolução dos microcarros é um capítulo principal na história do design automóvel, marcado pela procura incessante de eficiência energética e praticidade. Este segmento de automóveis ganhou notoriedade especialmente no contexto pós-II Guerra Mundial, quando as dificuldades econômicas impulsionaram a utilização de veículos mais pequenos e econômicos. Portugal acompanhou essa tendência internacional, desenvolvendo uma série de microcarros que se destacaram pelo seu design inovador e funcionalidade. Esta dissertação pretende explorar com algum detalhe a história do design dos microcarros portugueses, mas, para contextualizar essa análise, o trabalho começa no Capítulo 1, com uma descrição abrangente da evolução mundial dos veículos ligeiros de passageiros de dimensões convencionais e também dos microcarros que se desenvolveram por todo o mundo. Segue-se no Capítulo 2 uma análise dos automóveis de dimensões normais produzidos em Portugal ao longo dos tempos, destacando os principais modelos e avanços tecnológicos, seguido pelo capítulo 3, onde é efetuada uma análise da evolução dos microcarros a nível mundial, pois as influências externas influenciaram fortemente a produção de microcarros em Portugal. No Capítulo 4, dedicado aos microcarros nacionais, são abordadas questões relacionadas com o seu design, a tecnologia utilizada e as influências internacionais mais marcantes. É feita uma análise desde os primeiros modelos até aos desenvolvimentos mais recentes, mostrando como Portugal contribuiu para a evolução deste segmento automóvel com os seus projetos. São discutidos aspetos como a inovação no design, a aplicação de novas tecnologias e a adaptação às necessidades e preferências do mercado. Uma análise tecnológica inclui uma revisão das principais inovações que marcaram a sua evolução, como a utilização de materiais mais leves e evoluídos, a eletrificação e a modularidade dos componentes. Também são examinadas as referências internacionais que influenciaram o design dos microcarros portugueses, mostrando como o intercâmbio de ideias e tecnologias contribuiu para o desenvolvimento desses veículos. No Capítulo 5, de conclusão, a dissertação apresenta reflexões sobre o estado atual do design automóvel, especialmente no contexto dos microcarros, e discute possíveis cenários futuros para a sua evolução. São exploradas tendências emergentes, como a crescente importância da sustentabilidade e da eficiência energética, e como estas podem moldar o futuro dos microcarros tanto a nível internacional como nacional. | por |
dc.description.abstract | The evolution of microcars is a main chapter in the history of automotive design, marked by an incessant pursuit of energy efficiency and practicality. This segment of automobiles gained particular prominence in the post-World War II context, when economic hardships spurred the use of smaller, more economical vehicles. Portugal followed this international trend, developing a series of microcars that stood out for their innovative design and functionality. This dissertation aims to explore in some detail the history of Portuguese microcar design. However, to contextualize this analysis, the work begins in Chapter 1 with a comprehensive description of the global evolution of passenger vehicles, both of conventional dimensions and microcars developed worldwide. The chapter 2 follows with an analysis of standard-sized automobiles produced in Portugal over time, highlighting the main models and technological advancements, while in Chapter 3, there is an analysis of the global evolution of microcars, as external influences strongly impacted the production of microcars in Portugal. The chapter 4 is dedicated to national microcars, related to their design, the technology used, and the most significant international influences. An analysis is provided from the earliest models to the most recent developments, showing how Portugal contributed to the evolution of this automotive segment through its projects. Aspects such as design innovation, the application of new technologies, and adaptation to market needs and preferences are discussed. A technological analysis includes a review of the main innovations that have marked their evolution, such as the use of lighter and more advanced materials, electrification, and component modularity. The international references that influenced the design of Portuguese microcars are also examined, showing how the exchange of ideas and technologies contributed to the development of these vehicles. In Chapter 5, the conclusion, the dissertation presents reflections on the current state of automotive design, especially in the context of microcars, and discusses possible future scenarios for their evolution. Emerging trends, such as the growing importance of sustainability and energy efficiency, are explored, and how these may shape the future of microcars both internationally and nationally. | eng |
dc.identifier.tid | 203845960 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/15155 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Economia de Combustível | por |
dc.subject | Evolução do Design Automóvel | por |
dc.subject | Microcarros | por |
dc.subject | Mobilidade Urbana | por |
dc.subject | Transição Energética | por |
dc.title | Microcarros Portugueses: Uma perspetiva histórica contextualizada do seu design e um olhar para o futuro | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design Industrial Tecnológico | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 10706_26671.pdf
- Size:
- 7.93 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format