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ResistĂȘncia ao Impacto de Laminados com MĂșltiplos Furos
| datacite.subject.fos | Engenharia e Tecnologia::Engenharia EletromecĂąnica | por |
| dc.contributor.advisor | Reis, Paulo Nobre Balbis dos | |
| dc.contributor.author | Alves, Joel Rabaço | |
| dc.date.accessioned | 2019-12-13T16:44:26Z | |
| dc.date.available | 2019-12-13T16:44:26Z | |
| dc.date.issued | 2016-11-28 | |
| dc.date.submitted | 2016-10-10 | |
| dc.description.abstract | Hoje em dia, nos mais diversos campos indĂșstrias, os materiais compĂłsitos estĂŁo substituindo cada vez mais os ditos materiais tradicionais, pois apresentam alta resistĂȘncia e rigidez especĂfica, bom comportamento Ă fadiga e boa resistĂȘncia Ă corrosĂŁo. Neste contexto, em muitas aplicaçÔes estruturais, existe a necessidade da abertura de furos para permitir o acesso a fios elĂ©tricos, sistemas hidrĂĄulicos, montagem entre componentes e/ou devido a atividades de manutenção. Todavia, se a literatura apresenta um nĂșmero considerĂĄvel de estudos sobre o efeito de furos simples no comportamento mecĂąnico destes materiais, existem poucos trabalhos que abordem o efeito de vĂĄrios furos. Por outro lado, os impactos de baixa velocidade ocorrem muito frequentemente durante as atividades de serviço e/ou perĂodos de manutenção. Estes eventos revelam-se muito perigosos pois, para alĂ©m dos danos serem muito difĂceis de detetar visualmente, eles afetam significativamente o desempenho mecĂąnico destes materiais. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o efeito de vĂĄrios furos na resistĂȘncia ao impacto de laminados de fibra de vidro/epĂłxi. Foi possĂvel concluir que a posição geomĂ©trica e a distĂąncia entre furos revela-se mais importante em termos de resistĂȘncia ao impacto do que o nĂșmero de furos. Finalmente, a rigidez Ă flexĂŁo por impacto demonstrou ser um bom parĂąmetro para avaliar os danos em termos de multi-impactos. | por |
| dc.description.abstract | Nowadays, composites are replacing the traditional materials in all type of industries because they present high specific strength and stiffness, good fatigue performance and corrosion resistance. In this context, the presence of holes in many structural applications is expected to allow the access of electric wires, hydraulic pipes, assembly and/or maintenance activities. However, if the literature presents a reasonable number of studies about the effect of single holes on the mechanical performance of laminated composites, very few works can be found about the effect of multiple holes. On the other hand, impacts at low velocity occur very frequently during in-service life or maintenance activities, and they are very dangerous because they affect dramatically the performance of laminated composites and, simultaneously, the damage promoted is very difficult to detect visually. Therefore, the main goal of the present work is to analyse the effect of multiple holes on the impact strength of glass fibre/epoxy laminates. It was possible to conclude that the geometric position and the distance between holes are more important in terms of impact strength than the number of holes. Finally, the impact bending stiffness showed to be a good parameter to evaluate the damage in terms of multi-impacts. | eng |
| dc.identifier.tid | 202331415 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/7817 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | CompĂłsitos Laminados | por |
| dc.subject | Efeito dos Furos Na ResistĂȘncia Ao Impacto | por |
| dc.subject | Testes de Impacto. | por |
| dc.title | ResistĂȘncia ao Impacto de Laminados com MĂșltiplos Furos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2Âș Ciclo em Engenharia EletromecĂąnica | por |
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