Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio Pedagógico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
4221_8101.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da realização do Estágio Pedagógico, unidade curricular que está inserida no 2º ano do plano de estudos do 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, referente ao ano letivo de 2014/2015. Este documento tem como objetivo de refletir as experiências do estágio pedagógico que decorreu na Escola Básica nº2 do Teixoso, particularmente à turma do 3º ciclo, 7º A. Pretende evidenciar as aprendizagens realizadas, as dificuldades encontradas e as estratégias utilizadas ao longo deste ano letivo, de uma forma fundamentada e crítica, sendo este processo de caráter único, singular e pessoal. O primeiro capítulo diz respeito à introdução onde se encontra um enquadramento do estágio pedagógico e os seus objetivos, bem como um enquadramento da instituição acolhedora e das pessoas que nelas participam. Neste sentido, procurarei contextualizar a minha prática pedagógica tendo em conta tudo aquilo que foi realizado, desde o planeamento até à avaliação, passando pelas atividades desenvolvidas pelo grupo de Educação Física, bem como da própria escola, pelos erros cometidos e soluções encontradas. Este relatório, representa ainda um instrumento de aprendizagem, e por isso, conduziu a um aumento da minha personalidade profissional. A coordenação motora é uma importante capacidade no desempenho das modalidades desportivas pelo que é fundamental o entendimento dos fatores e processos que a influenciam. Vários estudos têm demonstrado a importância da prática desportiva na melhoria da coordenação motora no entanto são escassas informações acerca dos métodos mais adequados para o fazer. Desta forma procuramos neste estudo analisar os valores de coordenação motora total de jovens adolescentes de acordo com os seus níveis de diversidade de prática de atividade desportiva, género e idade. A amostra foi constituída por crianças de ambos os géneros dos 12 aos 14 anos de idade, dos quais 14 (35%) são do género masculino e 26 (65%) do género feminino pertencentes a uma escola de meio urbano do Concelho da Covilhã e Distrito de Castelo Branco, centro de Portugal. Os sujeitos foram depois estratificados em três grupos: aqueles que tinham praticado uma ou nenhuma modalidade desportiva (G1); os que tinham praticado duas modalidades desportivas (G2); os que tinham praticado três ou mais modalidades desportivas (G3). A coordenação foi avaliada através da bateria de testes de coordenação corporal KTK (KörperkoordinationstestfürKinder) que é composta por quatro testes (marcha á retaguarda em equilíbrio, saltos monopedais sobre obstáculo, saltos laterais, auto transposição sobre plataformas). Os resultados do Quociente Motor total não apresentam diferenças estatisticamente significativas (p> 0.05) entre os três grupos da amostra. No entanto existe uma tendência favorável no nível de coordenação motora em sujeitos com maior diversidade de prática. Este favoritismo também é registado no género masculino e em sujeitos mais velhos. Pode concluir-se que, apesar dos resultados não serem significativos (p> 0.05), a diversidade de prática desportiva parece melhorar o nível de coordenação motora total pelo que será uma importante estratégia no desenvolvimento de crianças e jovens.
The present report was made in the scope of the Pedagogic Internship, curricular unit that is embedded in the 2º year of the 2º cycle’s plan of studies in “Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário” of the “Faculdade das Ciências Sociais e Humanas” of the “Universidade da Beira Interior”, relative to the academic year of 2014/2015. This document serves the objective of reflecting the experiences of the Pedagogic Internship that took place in “Escola Básica nº2” of Teixoso, in particular with the 3rd cycle class “7º A”. It’s intended to evidence the learned skills, the challenges found and the strategies used during this academic year on a reasoned and critic way, being this a very unique, singular and personal process. In the first chapter is the introduction where the Pedagogic Internship and its objectives, as well as the host institution and the people that are part of it, are contextualized. With this, I also try to give context to my practice having into consideration all that was done, since the planning until the evaluation, going through the activities done by the Physical Education group, by the school itself, the mistakes done and the solutions found. This report also represents an instrument of learning, therefore it lead to an increase of my professional personality. Motor coordination is an important skill in sports performance, therefore it’s fundamental to understand the processes and factors that might influence it. Innumerous studies have showed the importance of sports practice for improving motor coordination, however there is little knowledge about the most efficient methods. In this study we look to analyze total motor coordination values of young teenagers according to their sports diversity, genre and age. The subjects were children of both genders between the age group of 12 to 14 years old, of which 14(35%) are male and 26 (65%) were female from an urban school in Covilhã, Castelo Branco, Portugal. The subjects were then stratified in 3 groups: those who practiced one or none sports (G1); those who practiced two sports (G2); and those who practiced three or more sports (G3). Motor coordination values were measured through motor coordination test battery (Körperkoordinationstestfür Kinder - KTK) which contains four exercises (backwards walking on platform, one leg jumps, lateral jumps, platform shifting). Total Motor Quotient doesn’t present differences (p> 0.05) between the 3 test subjects groups. However there is a favorable trend in motor coordination level in subjects with more sports diversity. This trend is also observed in male gender and in older subjects. . Can be concluded, even though the results are not significant (p> 0.05) that sports diversity seems to improve motor coordination levels, therefore, it is of great importance for children and teenagers development.

Description

Keywords

Educação Física Estágio Pedagógico Formação Inicial Professor Reflexão

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue