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Abstract(s)
O Homem faz parte da Natureza e depende dela, no entanto, a actividade humana ao
longo dos séculos, conduziu a rupturas ecológicas motivadas pelas profundas e irreversíveis agressões e alterações dos ecossistemas.
O consumo excessivo dos recursos naturais, devido ao aumento populacional e ao progresso tecnológico, levou a que o impacto sobre o ambiente fosse cada vez maior e com
graves consequências para a qualidade de vida dos seres vivos.
Considerando a importância das “crianças como catalisadores de mudança ambiental”
(Uzzel et al, 1998, p. 29) e a sua acção essencial na “tomada de consciência crítica
fortalecedora de uma cidadania participativa” (Fonseca, 2001, XV), pensamos ser essencial, o desenvolvimento de projectos e de experiências de aprendizagem, no âmbito da Educação Ambiental, que promovam mudanças sociais.
A ausência dos direitos ambientais das crianças, a nível internacional, tornou
pertinente o desenvolvimento deste projecto de investigação, no âmbito da educação
ambiental em contexto escolar.
Com o presente estudo pretende-se caracterizar as imagens e concepções de 23
crianças do 6º ano de escolaridade relativamente ao ambiente e aos seus direitos ambientais.
Os resultados obtidos nesta investigação, concluem que as crianças revelam uma
grande preocupação ambiental e identificam o que consideram ser os seus direitos ambientais, bem como as violações ambientais com que na actualidade nos deparamos.
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Keywords
Educação ambiental Crianças
