Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Percepção dos pais sobre os contextos de desenvolvimento da criança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Folha de Rosto.pdf109.14 KBAdobe PDF Download
dissertaçao.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Numerosos autores fazem referência à importância dos pais e de instituições educativas para o desenvolvimento harmonioso da criança. De facto, de entre os múltiplos contextos de desenvolvimento, as interacções pais-criança, assim como as relações face a face entre educadores e crianças influenciam esse desenvolvimento (Brofenbrener, 1985). Nesse sentido, a frequência de instituições para a primeira infância, com pessoas novas, num novo espaço, em contacto com novas experiências e estimulações, pode constituir-se como um factor potenciador desse mesmo desenvolvimento. Pretende-se averiguar as percepções dos pais relativamente à importância da família e da creche no desenvolvimento da criança. Os resultados obtidos permitem concluir que a família é vista pelos pais inquiridos como o principal contexto de desenvolvimento, contexto este considerado como o mais importante para o desenvolvimento da criança.
Many authors refer to the importance of parents and educational institutions for the orderly development of the child. In fact, among the multiple contexts of development, parent-child interactions, as well as face to face relations between educators and children influence this development (Brofenbrener, 1985). In this sense, the frequency of early childhood institutions, with new people, a new space, in contact with new experiences and stimulation, can establish itself as a key enabler of that development. It is intended to ascertain the perceptions of parents regarding the importance of family day care and child development. The results indicate that the family is seen by respondents as the main country development context, this context regarded as the most important for child development.

Description

Keywords

Desenvolvimento da criança Relação pais-filho

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue