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Sistema de hélice de passo variável para UAVs elétricos

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O presente trabalho centra-se no projeto de um sistema de propulsão elétrico adaptativo para aeronaves não tripuladas baseado na alteração automática do passo da hélice. Este sistema propulsivo adaptativo tem como objetivo reduzir o consumo elétrico das aeronaves não tripuladas, aumentando assim o alcance e autonomia destas. Foi feita uma revisão a todos os sistemas propulsivos atuais para aeronaves não tripuladas, sendo debatidas as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas propulsivos. O sistema propulsivo desenvolvido neste trabalho está dimensionado de forma a ser integrado em qualquer tipo de aeronave não tripulada. O algoritmo de controlo foi desenvolvido em MATLAB e EXCEL com recurso a dados experimentais de hélices de baixo Reynolds da University of Illinois at Urbana-Champaign. Foi desenvolvido em MATLAB um algoritmo com base no método dos mínimos quadrados de forma a condensar os dados experimentais de desempenho de hélices de baixo Reynolds. Os dados de desempenho do sistema propulsivo foram obtidos no túnel de vento da Universidade da Beira Interior

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Keywords

Aeronaves não tripoladas Hélice de baixo Renolds Hélice de passo variável Sistema de hélice

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Universidade da Beira Interior

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