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Sistema de hélice de passo variável para UAVs elétricos
| dc.contributor.advisor | Gamboa, Pedro Vieira | |
| dc.contributor.author | Sousa, Ricardo Jorge Salas de | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-09T13:14:37Z | |
| dc.date.available | 2014-07-09T13:14:37Z | |
| dc.date.issued | 2012-10 | |
| dc.description.abstract | O presente trabalho centra-se no projeto de um sistema de propulsão elétrico adaptativo para aeronaves não tripuladas baseado na alteração automática do passo da hélice. Este sistema propulsivo adaptativo tem como objetivo reduzir o consumo elétrico das aeronaves não tripuladas, aumentando assim o alcance e autonomia destas. Foi feita uma revisão a todos os sistemas propulsivos atuais para aeronaves não tripuladas, sendo debatidas as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas propulsivos. O sistema propulsivo desenvolvido neste trabalho está dimensionado de forma a ser integrado em qualquer tipo de aeronave não tripulada. O algoritmo de controlo foi desenvolvido em MATLAB e EXCEL com recurso a dados experimentais de hélices de baixo Reynolds da University of Illinois at Urbana-Champaign. Foi desenvolvido em MATLAB um algoritmo com base no método dos mínimos quadrados de forma a condensar os dados experimentais de desempenho de hélices de baixo Reynolds. Os dados de desempenho do sistema propulsivo foram obtidos no túnel de vento da Universidade da Beira Interior | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/2007 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Universidade da Beira Interior | por |
| dc.subject | Aeronaves não tripoladas | por |
| dc.subject | Hélice de baixo Renolds | por |
| dc.subject | Hélice de passo variável | por |
| dc.subject | Sistema de hélice | por |
| dc.title | Sistema de hélice de passo variável para UAVs elétricos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Covilhã | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis |
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