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Intolerância à Incerteza, Ansiedade e Comportamentos de Evitamento face à COVID-19 nos Estudantes do Ensino Superior

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.contributor.advisorAlves, Marta Sofia Lopes Pereira
dc.contributor.authorBordadágua, Ana Júlia Guerrinha
dc.date.accessioned2022-01-17T17:13:01Z
dc.date.available2022-01-17T17:13:01Z
dc.date.issued2021-07-13
dc.date.submitted2021-06-11
dc.description.abstractOs estudos sobre o impacto da COVID-19 nos estudantes do ensino superior têm vindo a ganhar importância na literatura. O presente estudo tem como principal objetivo compreender o possível efeito preditor da intolerância à incerteza (intolerância à incerteza prospetiva e intolerância à incerteza inibitória) nas variáveis de ansiedade e comportamentos de evitamento face à COVID-19 nos estudantes do ensino superior. Para a realização do estudo empírico recorreu-se a uma amostra de 309 estudantes do ensino superior pertencentes a instituições públicas e privadas em Portugal. A recolha de dados foi feita através do método de inquérito por questionário, tendo sido analisados posteriormente a nível individual, através do cálculo de modelos de regressão linear múltipla. Por um lado, os resultados apontam para o efeito preditor positivo da intolerância à incerteza, quer prospetiva quer inibitória, da sintomatologia ansiógena. Por outro lado, a intolerância à incerteza não mostrou predizer os comportamentos de evitamento face à COVID-19. O trabalho permitiu dar um contributo para o estudo do impacto da pandemia nos estudantes do ensino superior.por
dc.description.abstractStudies about the impact of COVID-19 on higher education students have been gaining relevance in the literature. The main objective of this study was to understand the possible predictive effect of intolerance to uncertainty (intolerance to prospective uncertainty and intolerance to inhibitory uncertainty) in the variables of anxiety and avoidance behaviours in relation to COVID-19 among higher education students. A sample of 309 higher education students belonging to public and private higher education institutions in Portugal was used. Data collection was carried out using the questionnaire survey method, which were subsequently analysed individually, through the calculation of multiple linear regression models. The results revealed a positive predictive effect of intolerance to uncertainty, both prospective and inhibitory to anxiogenic symptoms. However, intolerance to uncertainty has not been shown to predict avoidance behaviours in relation to COVID-19. This work allowed to make a contribution to the study of the impact of the pandemic among higher education students.eng
dc.identifier.tid202856518
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11898
dc.language.isoporpor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectComportamentos de Evitamentopor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectEstudantes Universitáriospor
dc.subjectIntolerância à Incertezapor
dc.titleIntolerância à Incerteza, Ansiedade e Comportamentos de Evitamento face à COVID-19 nos Estudantes do Ensino Superiorpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

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