Repository logo
 
Publication

Contribuição do Neuromarketing para o estudo da Antroentomofagia

datacite.subject.fosCiĆŖncias Sociais::Marketingpor
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
dc.contributor.advisorGouveia, Ana Isabel Antunes Dias Rodrigues
dc.contributor.advisorMartins, Oliva Maria Dourado
dc.contributor.authorFerreira, Andreia Cristina Barroso
dc.date.accessioned2023-02-20T16:55:02Z
dc.date.available2023-02-20T16:55:02Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.date.submitted2022-10-10
dc.description.abstractA população global estĆ” a aumentar (Wendin & Nyberg, 2021). E em 2050 prevĆŖem-se 9 mil milhƵes de pessoas. Este facto permite anteceder desafios de seguranƧa alimentar com riscos para a existĆŖncia humana (Simion et al., 2019; Yazici & Ozer, 2021), o que motiva a procura de novas alternativas alimentares, como Ć© o caso da alimentação Ć  base de insetos. Este tipo de alimentação Ć© uma alternativa nova no mundo ocidental, do qual Portugal faz parte. A comercialização de insetos em Portugal foi autorizada em junho de 2021. No entanto, a aceitação desta alternativa alimentar carece de investigação. Procurando responder Ć  questĆ£o: ā€œĆ© possĆ­vel mudar a perceção da população ocidental relativamente Ć  alimentação Ć  base de insetos?ā€, a investigação efetuada procurou identificar como se sentem as pessoas perante a confrontação e a experimentação de alimentos Ć  base de insetos. A investigação recorreu a diferentes tĆ©cnicas por terem sido consideradas como complementares. Os dados do inquĆ©rito por questionĆ”rio, da experimentação de barra de insetos versus a barra de cereais (recorrendo Ć  eletroencefalografia e eletrocardiografia), do preenchimento de Self Assessment Manikin, do inquĆ©rito por entrevista e da gravação de vĆ­deo auxiliaram na compreensĆ£o do fenómeno. Concluiu-se que embora exista alguma surpresa (por falta de conhecimento desta nova alternativa alimentar) e alguma repugnĆ¢ncia e medo relativamente aos insetos, esta opção tem potencial de entrada no mercado, pois o resultado da avaliação da experiĆŖncia foi considerado positivo pelos participantes da amostra.por
dc.description.abstractThe world population is increasing (Wendin & Nyberg, 2021) projected to reach 9 billion in 2050. This fact allows anticipating food security challenges with risks to human existence (Simion et al., 2019; Yazici & Ozer, 2021) that motivates the search for new food alternatives, as is the case of insect-based food. This type of food is a new alternative in the Western world, of which Portugal is part. Although the commercialization of insects in Portugal was ruled in June 2021 and this was a major achievement, the acceptance of this food alternative lacks research. On the other hand, the level of knowledge and available food alternatives is still scarce. Seeking to answer the question: "is it possible to change the perception of the occidental population towards insect-based food?", this research sought to identify how people feel when confronted with and trying out insect-based food. The research used different techniques as they were considered complementary. Data generated with a questionnaire, an experiment of the insect bar versus the cereal bar (using electroencephalography and electrocardiography), the Self-Assessment Manikin, the interview, and the video recording, helped understand the phenomenon. It was concluded that although there is some surprise (due to lack of knowledge of this new food alternative) and some repugnance and fear towards insects, this option has the potential to enter the market, since the result of the experience assessment was considered positive by the participants.eng
dc.identifier.tid203226674
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13152
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAlimentação à Base de Insetospor
dc.subjectAntroentomofagiapor
dc.subjectEletrocardiografiapor
dc.subjectEletroencefalografiapor
dc.subjectEntomofagiapor
dc.subjectNeuromarketingpor
dc.subjectSampor
dc.titleContribuição do Neuromarketing para o estudo da Antroentomofagiapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameBarroso Ferreira
person.givenNameAndreia Cristina
person.identifier.ciencia-id5E14-B4F5-E57A
person.identifier.orcid0000-0002-6966-1638
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
relation.isAuthorOfPublication0db22096-6a66-4801-b12b-56f3431ea370
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0db22096-6a66-4801-b12b-56f3431ea370
thesis.degree.name2Āŗ Ciclo em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9356_20141.pdf
Size:
5.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format