Repository logo
 
Publication

Análise da campanha eleitoral de 2010 no Brasil

datacite.subject.fosHumanidades::Artespor
dc.contributor.advisorSerra, Joaquim Mateus Paulo
dc.contributor.authorCarvalho, Tânia Maria de Caldas
dc.date.accessioned2018-08-29T15:42:57Z
dc.date.available2018-08-29T15:42:57Z
dc.date.issued2016-7-13
dc.date.submitted2016-6-6
dc.description.abstractEsta dissertação teve como objetivo analisar a campanha eleitoral de 2010, do candidato a deputado federal Tiririca, eleito pelo estado de São Paulo - Brasil com mais de 1.300 mil votos. O nosso problema consistia em determinar quais as estratégias usadas pelo candidato para ganhar as eleições, já que sempre atuou como humorista, na verdade como um palhaço profissional, que ganhava a vida com dificuldades, em apresentações circenses no nordeste brasileiro. Em relação as hipóteses avançamos as duas seguintes: 1. O humor foi o fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições; 2. O descrédito nos candidatos gerou voto de protesto. Para testarmos as hipóteses, utilizamos uma metodologia tripla: a análise de três vídeos usados no horário eleitoral entrevistas a especialistas, e a realização de um grupo focado. Esta metodologia levou-nos, após a análise e interpretação dos dados, a concluir que 100% dos entrevistados durante o grupo focado acreditaram que a eleição de Tiririca ocorreu por descrédito nos candidatos, que gerou voto de protesto; e ainda que 90% dos mesmos entrevistados afirmaram que o humor foi fator fundamental para Tiririca ganhar as eleições.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the 2010 election campaign of the candidate for federal deputy, Tiririca, elected by the state of São Paulo - Brazil with more than 1.3 million votes. Our problem was to identify which strategies were used by the candidate to win the elections, since he always served as humorist, actually as a professional clown, who earned his living with difficulties in circus performances in northeastern Brazil. In regard to our problem, we advanced two main hypotheses: 1: The mood was fundamental to Tiririca win elections; 2. Discredit of the candidates generated protest vote. To test these hypotheses, we used a triple methodology: analysis of three videos used in the electoral schedule, interviwes with experts, and a focused group. Using this methodology, it was found that 100% of respondents in the focused group believed that Tiririca election occurred by the discredit of the candidates generating protest vote; and 90% of respondents stated that humor was a key factor for Tiririca win elections.eng
dc.identifier.tid201772205
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5853
dc.language.isoporpor
dc.subjectCampanha Eleitoralpor
dc.subjectHumorpor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectProtestopor
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectTiriricapor
dc.titleAnálise da campanha eleitoral de 2010 no Brasilpor
dc.title.alternativeO caso Tiriricapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
4970_9790.pdf
Size:
3.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format