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Abstract(s)
A elaboração deste trabalho resume-se ao objetivo principal de identificar e analisar as
tipologias das escolas, construídas durante a governação de Estado Novo no concelho do
Fundão. Realizou-se uma investigação, enquanto estudo e análise das alterações realizadas,
permitindo perceber de que forma os projetos do plano foram desenvolvidos e progrediram
durante esse período. Em particular, recorreu-se ao concelho do Fundão, que apresenta
alguns exemplos que ajudam a perceber as muitas mudanças formais, funcionais e espaciais,
caraterizadoras dos edificios escolares deste regime.
No desenvolvimento da dissertação, analisou-se os objetivos políticos do regime, como forma
de compreender as suas ideologias políticas, que se apropriaram da arquitetura enquanto
objeto propagandista do poder que detinha. Concretizou-se uma abordagem geral aos estilos
aplicados na arquitetura deste período.
Desenvolveu-se a investigação, estabelecendo um certo entendimento, não só do estilo e
formalização dos edificios, mas também na relação das principais caraterísticas com as
ideologias políticas e objetivos do regime de Estado Novo. Com isto, permitiu-se uma
compreensão dos processos de formalização e alterações dos projetos do Plano dos
Centenários, sendo referidas as várias fases de estudo, realização e continuação do Plano.
Analisou-se os documentos legais, que originaram algumas alterações ao projeto inicial, até à
concretização dos edificios. Recolheram-se e analisaram-se, estudos específicos do tema,
permitindo uma fácil compreensão e distinção das fases de realização do Plano.
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Keywords
Arquitetura Escolas Estado Novo Fundão Plano dos Centenários
