Browsing by Issue Date, starting with "2016-3-9"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Plano dos CentenáriosPublication . Gama, Ana Margarida dos Santos; Martins, Ana Maria Tavares FerreiraA elaboração deste trabalho resume-se ao objetivo principal de identificar e analisar as tipologias das escolas, construídas durante a governação de Estado Novo no concelho do Fundão. Realizou-se uma investigação, enquanto estudo e análise das alterações realizadas, permitindo perceber de que forma os projetos do plano foram desenvolvidos e progrediram durante esse período. Em particular, recorreu-se ao concelho do Fundão, que apresenta alguns exemplos que ajudam a perceber as muitas mudanças formais, funcionais e espaciais, caraterizadoras dos edificios escolares deste regime. No desenvolvimento da dissertação, analisou-se os objetivos políticos do regime, como forma de compreender as suas ideologias políticas, que se apropriaram da arquitetura enquanto objeto propagandista do poder que detinha. Concretizou-se uma abordagem geral aos estilos aplicados na arquitetura deste período. Desenvolveu-se a investigação, estabelecendo um certo entendimento, não só do estilo e formalização dos edificios, mas também na relação das principais caraterísticas com as ideologias políticas e objetivos do regime de Estado Novo. Com isto, permitiu-se uma compreensão dos processos de formalização e alterações dos projetos do Plano dos Centenários, sendo referidas as várias fases de estudo, realização e continuação do Plano. Analisou-se os documentos legais, que originaram algumas alterações ao projeto inicial, até à concretização dos edificios. Recolheram-se e analisaram-se, estudos específicos do tema, permitindo uma fácil compreensão e distinção das fases de realização do Plano.
- Espaço PúblicoPublication . Moura, Emanuel Fonseca Gomes de; Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasEntre os principais problemas associados aos centros históricos poder-se-ão destacar, o declínio da função residencial, do comércio a retalho e dos serviços em prol da periferia devido a aspectos como a degradação dos imóveis, ou a falta de requisitos de conforto e habitabilidade dos mesmos, e a falta de estacionamentos, ou a dificuldade de adaptação das características morfológicas ao uso do automóvel. Por outro lado, verificam-se lacunas ao nível do espaço público que dificultam a sua fruição, quer pela população residente, quer pelos visitantes. De entre estes factores destacam-se os passeios irregulares, os espaços desadequados na sua escala, a falta de espaços verdes, os arruamentos com pisos irregulares entre outros. Estas situações levam a que grande parte da população que reside nestas zonas, fique quase que esquecida por parte das autoridades competentes e entregue á solidão, nomeadamente os mais idosos. Nos últimos anos dadas as preocupações descritas anteriormente, os centros históricos, espaços públicos incluídos, das cidades têm vindo a ser objecto de estudo crescente nos domínios da Arquitectura e do Urbanismo, sendo que, no entanto, ainda há muito a fazer nesta área, tendo por exemplo em conta o caso de estudo de Vila Real. Sendo assim e de acordo com os problemas atrás descritos, pode-se verificar que o centro histórico da cidade de Vila Real, não é excepção quanto á necessidade de requalificação do espaço público. Assim esta dissertação, apresenta uma proposta de requalificação para a Avenida Carvalho Araújo em Vila Real e a sua envolvente próxima, aplicando os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo deste estudo, procurando melhorar a sua fruição, de forma a poder contribuir para o tornar mais confortável e atractivo não só a quem o visita, mas também a quem o habita.
- Proposta de reabilitação de habitação em meio ruralPublication . Rodrigues, Artur João Gama; Jular, Jorge Eduardo RamosNos últimos anos tem-se assistido a uma crescente preocupação em conservar e reabilitar edifícios em mau estado de conservação, com o intuito de preservar o património arquitetónico e potencializar os seus valores históricos. Neste sentido, a presente dissertação consiste numa proposta de reabilitação e ampliação de uma antiga moradia unifamiliar, inserida num contexto rural. A área a intervir, inscrita num perímetro de vegetação com pouca expressão, dada a natureza agrícola desta localidade, tem, ao longo do ano, uma exposição solar significativa e temperaturas amenas. O sítio da Mãe-de-Deus, pequeno aglomerado populacional onde se insere o objeto de estudo, e que pertence ao concelho de Santa Cruz, Arquipélago da Madeira, tem sido alvo de um grande aumento demográfico, com consequências paisagísticas. A habitação é composta por dois volumes erguidos em períodos distintos. O núcleo mais antigo, construído em alvenaria de pedra aparelhada, apresenta uma tipologia característica da arquitetura vernacular típica das zonas rurais madeirenses. O núcleo mais recente, construído em betão, apresenta uma tipologia em função das necessidades familiares. No geral, a moradia está em bom estado de habitabilidade, apresentando algumas zonas críticas de degradação, principalmente no núcleo mais recente. O fato de a moradia estar inabitada há uma dezena de anos, muito contribui para a sua lenta degradação. Iniciando pela pesquisa, recolha de informação e trabalho de campo, propõe-se devolver vitalidade à área de intervenção e preservar o património arquitetónico. Pretende ainda ser um contributo para recuperar a harmonia vivida em tempos e dar o devido reconhecimento a uma área especial, particularmente para aqueles que outrora foram os seus habitantes.
