Publication
Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativo
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da | |
dc.contributor.advisor | Beites, Patrícia Damas | |
dc.contributor.author | Romão, Freud | |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T15:33:27Z | |
dc.date.available | 2022-02-24T15:33:27Z | |
dc.date.issued | 2021-12-02 | |
dc.description.abstract | A investigação aqui relatadaé um estudo teórico-analítico, de caráter crítico-dialético, motivada pelasentida falta de um fundamento teórico-conceitual específico para embasar a formação de professores no espaço produzido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas.Estevazioresulta em dicotomias que fragmentam o trabalho e a formação docente, reduzindo-os ao aspeto prático-instrumental. A investigação surgiu da nossa vivência como Coordenador de três espaços PIBID, nos quais identificamos potencialidades na Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e colaboradores para fundamentar o trabalho nesses espaços. Contudo,em função da complexidade e abrangência da THCe das especificidades do espaço PIBID, foi necessária uma investigaçãodirecionada, primeiro, aanalisar, identificar e explicitar a essência do espaço PIBID; segundo,a analisar e explicitar no conjunto da THC os conceitos e definições relacionados com asparticularidades deste espaço. O métodoadotado foi o histórico-dialético, tendo como técnica de investigação a pesquisa bibliográfica. As fontes foram os registos do período de vivência, os resultados de investigações acerca do espaço PIBID e as obras dos autores da THC. O fundamento teórico-epistemológico está assente no materialismo histórico dialético. Sustentamos a tese da potencialidade da THC para fundamentar a formação de professores nos espaços PIBID. O principal argumento é o facto de a THC ser formada por um conjunto concatenado, coerente e coeso de conceitos e definições possíveis de serem relacionados com as especificidades da formação e do trabalho docente realizado no espaço PIBID.Como resultadosapresentamos os conceitos de Espaço Escolar de Formação Docente (EEFD) edeTrabalho Docente Formativo,como superação dialética das dicotomias, propondo, assim, um quadro teórico-conceitual para fundamentar a formação docente no contexto do EEFD. | pt_PT |
dc.description.abstract | The here reported researchis a theoretical-analytical study, of a critical-dialectical character, motivated by the lack of a specific theoretical-conceptual foundation to support teachers’ education in the space produced by the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID- acronym in Portuguese) in schools. This void results in dichotomies which fragment the work and teacher education, reducing them to the practical-instrumental aspect. The research emerged from our experience as Coordinator of three PIBID spaces, in which we identified potentialities in the Historical-Cultural Theory (HCT) by Vigotski and collaborators to support the work in these spaces. However, due to the complexity and scope of HCT and the specificities of the PIBID space, it was necessary to conduct an investigation directed, first, to analyze, to identify and make explicit the essence of the PIBID space; second, to analyze and make explicit, in the set of HCT, the concepts and definitions related to the particularities of this space. The method adopted was the historical-dialectic one, using bibliographic research as an investigation technique. The sources were the records of the period of experience, the results of investigations about the PIBID space and the works of the authors of HCT. The theoretical-epistemological foundation is based on the dialectical historical materialism. The main argument to support our thesis is that the HCT has a potential to substantiate the training of teachers in the PIBID spaces. The reason is that the HCT is formed by a concatenated, coherent and cohesive set of concepts and definitions possible to be related to the specificities of training and teaching work carried out in the PIBID space. As results, we present the concepts of School Space for Teacher Education (SSTE) and Teacher Training Work, as a dialectical overcoming of dichotomies, thus proposing a theoretical-conceptual framework to support teacher training in the context of SSTE. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101595662 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12064 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Espaço Escolar de Formação Docente | pt_PT |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID | pt_PT |
dc.subject | Trabalho Docente Formativo | pt_PT |
dc.subject | Dimensões do Trabalho Docente | pt_PT |
dc.title | Espaço escolar de formação docente e trabalho docente formativo | pt_PT |
dc.title.alternative | Conceitos e fundamentação | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Romão | |
person.givenName | Freud | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0834-4396 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 30ca2363-ea20-451b-a499-0258912373e7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 30ca2363-ea20-451b-a499-0258912373e7 | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese Freud Romão.pdf
- Size:
- 2.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format