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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This investigation access if an inventory management motivation could explain the
use trade credit, as well if a trade credit contagion effect occurs during periods of
financial crisis. Therefore, a panel dataset of Portuguese manufacturing SME firms,
over the period of 2000-2009, and employing a panel data methodology, the results
confirm the existence of an incentive for firms to offer and receive trade credit in
order to promote sales in the first instance, and in a second instance, to reduce
inventory levels and the associated costs. Moreover, credit constraints during a
financial crisis cause firms holding high-levels of accounts receivable to postpone
payments to suppliers. Specifically, high-risk firms receive more suppliers’ credit due
to suppliers concern about their customer's survival.
Esta investigação procura avaliar se a motivação para a gestão de inventários explica o uso do crédito comercial, bem como se algum efeito de contágio ocorre no crédito comercial durante períodos de crise financeira. Desta forma, através de um painel de dados referente a empresas industriais Portuguesas de pequena e média dimensão que abrangem o período de 2000 a 2009, e utilizando a metodologia de dados em painel, os resultados confirmam a existência de um incentive para as empresas procurarem e concederem crédito comercial. Este incentivo baseia em primeiro lugar na promoção das vendas, e sem segundo lugar, na redução dos inventários e dos custos que lhe estão associados. Além disso, as restrições de crédito frequentes em períodos de crise financeira leva a que empresas com elevadas contas a receber adiem os pagamentos aos fornecedores. Particularmente, empresas com risco elevado recebem mais crédito dos seus fornecedores uma vez que estes estão mais sensibilizados para a sobrevivência dos clientes.
Esta investigação procura avaliar se a motivação para a gestão de inventários explica o uso do crédito comercial, bem como se algum efeito de contágio ocorre no crédito comercial durante períodos de crise financeira. Desta forma, através de um painel de dados referente a empresas industriais Portuguesas de pequena e média dimensão que abrangem o período de 2000 a 2009, e utilizando a metodologia de dados em painel, os resultados confirmam a existência de um incentive para as empresas procurarem e concederem crédito comercial. Este incentivo baseia em primeiro lugar na promoção das vendas, e sem segundo lugar, na redução dos inventários e dos custos que lhe estão associados. Além disso, as restrições de crédito frequentes em períodos de crise financeira leva a que empresas com elevadas contas a receber adiem os pagamentos aos fornecedores. Particularmente, empresas com risco elevado recebem mais crédito dos seus fornecedores uma vez que estes estão mais sensibilizados para a sobrevivência dos clientes.
Description
Keywords
Crédito Comercial Crise Financeira Efeito de Contágio Inventários
