Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação

Utilize este identificador para referenciar este registo.

Orientador(es)

Resumo(s)

A História do Cinema tem início nos finais do século XIX, em sociedades europeias heterogéneas com uma estrutura patriarcal comum. Estudar as propostas feministas aplicadas à sétima arte implica portanto uma reflexão em torno de arquétipos de feminilidade e a simultânea denúncia de objectificações gratuitas motivadas pelo género. Na tese de doutoramento que aqui sintetizamos pretendeuidentificar-se o processo que ditou a passagem das mulheres dos tradicionais postos de assistência secundária (na produção, fotografia, montagem, cenografia, guião) à realização de cinema. Constata-se o abandono do lugar do outro — objecto indecifrável a quem se dedica um poema, um olhar ou uma tentativa de compreensão — e um assumir da individualidade. A tese, defendida no passado dia 30 de Junho, na Universidade da Beira Interior, pretendia assim responder à pergunta de partida: “De que falamos quando falamos de cinema português realizado por mulheres cineastas?”

Descrição

Palavras-chave

Feminismo Cinema português Estereótipo Diferenciação

Contexto Educativo

Citação

Pereira, Ana Catarina Santos (2014) A mulher-cineasta: Da arte pela arte a uma estética da diferenciação. Vozes dos Vales. Ministério da Educação. Revista multidisciplinar da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Minas Gerais – Brasil. ISSN: 2238-6424. Ano 3, Número 6, 2014..

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Vozes dos Vales. Ministério da Educação. Revista multidisciplinar da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Minas Gerais – Brasil.

Licença CC