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Perfil do Consumidor de Futebol/Futsal de Acordo com as Motivações para a Prática da Modalidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.contributor.advisorMiragaia, Dina Alexandra Marques
dc.contributor.authorGuedes, Francisco César Pereira Monteiro
dc.date.accessioned2018-09-04T16:09:24Z
dc.date.available2018-09-04T16:09:24Z
dc.date.issued2014-12-3
dc.date.submitted2014-10-24
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é identificar o perfil dos praticantes de futebol/futsal de acordo com as suas motivações para a prática da modalidade e verificar se os treinadores têm uma perceção coincidente com os interesses motivacionais manifestados pelos jogadores. Foi aplicado um questionário a 513 jogadores e 206 treinadores e realizada uma análise fatorial exploratória, tendo sido identificados seis fatores em cada um dos grupos. Da análise fatorial foi possível observar uma composição distinta de fatores entre os dois grupos. Os resultados indicam que as motivações identificadas pelos jogadores são fundamentalmente de origem intrínseca, ainda que os treinadores tenham a perceção que estes procuram a modalidade por motivações extrínsecas. Foi ainda analisado o perfil de consumo dos jogadores através das suas razões motivacionais, através de uma análise de clusters. Foram identificados cinco clusters distintos e identificadas diferenças significativas entre eles em relação às variáveis género e idade. No que diz respeito ao género foi identificado que as mulheres estão motivadas intrinsecamente por razões ligadas à saúde e bem-estar, enquanto que os homens estão motivados extrinsecamente por razões ligadas à competição e popularidade. Em relação à idade, os jogadores acima dos 18 anos, apesar de motivados intrínseca e extrinsecamente dão grande importância à manutenção/melhoria da saúde, enquanto que os jogadores até aos 18 anos dão maior importância a razões de origem extrínseca. Este tipo de análise é fundamental para os decisores das organizações desportivas, uma vez que lhes permite elaborar planos de marketing mais eficientes, adequando os seus serviços aos diferentes tipos de consumidor. Esta individualização do serviço permite aumentar o nível de satisfação do consumidor e consequentemente melhorar as taxas de fidelização.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to identify the profile of football/futsal players relative to their motivation to play this sport and verify if coaches had similar perceptions to those expressed by players. A questionnaire was applied to 513 players and 206 coaches. An exploratory factor analysis was used and as result, distinct six factors were identified in each of the groups. Consumer profiles of the players were also analyzed through their motivations and cluster analysis was done to identify the different segments. Five distinct clusters were identified and significant differences between them with relation to gender and age was found. With regard to gender it was identified that women are intrinsically motivated by reasons related to health and well-being while men are extrinsically motivated by reasons related to competition and popularity. Regarding age, players over 18, although they are intrinsically and extrinsically motivated, attach great importance to maintaining/improving health while players up to 18 years give greater importance to extrinsic reasons. The results demonstrated that motivations identified by players were fundamentally intrinsic, although coaches have perceptions that they are stimulated more extrinsically. These types of analysis are essential for decision makers of sport organizations since it enables the design of more effective marketing plans, adjusting their services to different types of consumers. Therefore, more individualized services can also ensure a high level of consumer satisfaction and improved retention rates in sports clubs.eng
dc.identifier.tid201330725
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/6137
dc.language.isoporpor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectFutsal.por
dc.subjectMarketing Desportivopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectPerfil do Consumidorpor
dc.subjectSegmentação do Consumidorpor
dc.titlePerfil do Consumidor de Futebol/Futsal de Acordo com as Motivações para a Prática da Modalidadepor
dc.title.alternativePerceções dos Jogadores e Treinadorespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ciências do Desportopor

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