Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O bem-estar em indivíduos com perturbações do neurodesenvolvimento: Uma revisão sistemática da literatura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
10904_26607.pdf752.93 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A investigação aqui apresentada teve como principal objetivo rever a literatura recente sobre o bem-estar em pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento. Esta revisão focou-se inicialmente em todas as perturbações do neurodesenvolvimento, no entanto, face ao volume de estudos existentes, optou-se por selecionar apenas as mais frequentes na literatura sobre o tema: a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem e a Dislexia. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) tendo como base o modelo PRISMA. A pesquisa foi efetuada nas bases de dados SCOPUS e PubMed, circunscrevendo-se a artigos científicos publicados entre 2018 e 2014 e relativos a estudos com recolha de dados primários. Foram analisados globalmente 535 artigos, dos quais 53 submetidos para leitura integral. Por fim, com base na aplicação dos critérios de inclusão definidos, foram selecionados 33 artigos científicos. Os resultados obtidos apontam para um conjunto diversificado de preditores e de mediadores do bem-estar em pessoas neurodivergentes, nomeadamente características associadas às perturbações do neurodesenvolvimento. No geral, conclui-se que os níveis de bem-estar na população neurodivergente são inferiores, comparativamente com a população neurotípica, justificando a relevância e a necessidade de um maior investimento em intervenções eficazes junto desta população, no sentido de melhorar a sua saúde mental e satisfação com a vida.
This study aimed to review the recent literature on well-being in people with neurodevelopmental disorders. This review initially focused on neurodevelopmental disorders in general. However, given the volume of existing studies, it was decided to select only the most frequent ones in the literature on the subject: Autism Spectrum Disorder (ASD), Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Language Development Disorder and Dyslexia. A systematic literature review (SLR) was carried out based on the PRISMA model. The search was carried out in the SCOPUS and PubMed databases, limited to scientific articles published between 2018 and 2014 and related to studies with primary data collection. A total of 535 articles were analyzed overall, of which 53 were submitted for full reading. Finally, based on the application of the defined inclusion criteria, 33 scientific articles were selected. The results obtained point to a diverse set of predictors and mediators of well-being in neurodivergent people, namely characteristics associated with neurodevelopmental disorders. Overall, it is concluded that the levels of well-being in the neurodivergent population are lower compared to the neurotypical population, justifying the relevance and need for greater investment in effective interventions for this population, in order to improve their mental health and life satisfaction.

Description

Keywords

Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção Bem-Estar Neurodivergência Perturbação do Espectro do Autismo Psicologia Positiva

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue